23 de dezembro de 2024
Destaque 3

Cinco perguntas para o Dr. Zacharias Calil sobre a Covid-19

Deputado federal Dr. Zacharias Calil fala sobre a Covid-19. (Foto: Divulgação)
Deputado federal Dr. Zacharias Calil fala sobre a Covid-19. (Foto: Divulgação)

Médico e deputado federal, Dr. Zacharias Calil (DEM-GO) é membro da Comissão Externa de Ações Preventivas ao Coronavírus no Brasil, na Câmara dos Deputados. Nesta segunda-feira, 16, o número de casos confirmados em Goiás subiu de quatro para nove, sendo cinco em Goiânia, dois em Rio Verde e dois em Anápolis. Há suspeitas em outros 83 pacientes, que estão sendo monitorados.

Qual a principal orientação neste momento?

A prevenção. Com a prevenção podemos diminuir a quantidade de vírus circulante. É muito importante o uso de álcool em gel sempre que tocar em qualquer objeto de uso coletivo. E vamos evitar ambientes fechados e lavar bem as mãos. E nada de máscaras. Elas são recomendadas apenas para quem está doente.

Como é feita a transmissão do coronavírus?

É feita de forma muito rápida, pela saliva, por microgotículas que possuem elevada carga de vírus. Essas microgotículas podem ser expelidas pela boca ou narinas da pessoa infectada quando ela tosse ou espirra, e transferidas ao apertar as mãos, abraçar ou compartilhar objetos. 

As medidas estabelecidas pelos dos governos federal e estadual são realmente necessárias?

São extremamente necessárias e devem ser seguidas à risca. Devemos ter muita cautela para não termos um fluxo gigante do coronavírus. Se nos prevenirmos, como determinou o governo, vamos evitar um colapso na rede de saúde e sofrimento para a população.

A rede pública de Goiás está preparada ou pode entrar em colapso?

Somos o estado mais preparado. Na Comissão Externa de Ações Preventivas ao Coronavírus no Brasil, na Câmara dos Deputados, desde o início vejo colegas deputados preocupados com o número insuficiente de leitos de UTI para abrigar os pacientes diagnosticados com a Covid-19. Em Goiás, o governador Ronaldo Caiado acertou ao disponibilizar o Hospital do Servidor Público, que está novinho e possui 222 leitos exclusivos para receber quem esteja infectado pelo coronavírus. Além disso, outros dois hospitais serão destinados exclusivamente para esse tipo de tratamento, um deles para neonatal e pediatria. Outro local que poderá servir é o novo Hospital das Clínicas, que possui 300 leitos. É importante observar também que temos um dos melhores laboratórios do país, o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), que foi o responsável pelos exames e diagnósticos dos 34 brasileiros que vieram da China e ficaram em isolamento na Base Aérea de Anápolis por 14 dias, além dos 24 assistentes que acompanharam os repatriados, somando 58 pessoas. Então, somos os mais treinados, porque fomos os primeiros a se preparar para esse enfrentamento.

Para a população, além dessas medidas, é também recomendado que se faça algum exame preventivo?

De forma alguma. Só é necessário fazer exame específico para a Covid-19 quem apresentar os sintomas da doença, que são febre, cansaço, dificuldade de respirar e tosse seca. Não tendo esses sintomas, continue apenas com os cuidados preventivos.


Leia mais sobre: Destaque 3 / Política