Cinco presos morreram e ao menos outros 17 ficaram feridos em uma rebelião no presídio Osvaldo Florentino Leite Ferreira, em Sinop (MT), nesta terça-feira (11).
As mortes ocorreram devido a um confronto entre facções que disputam o controle interno da penitenciária, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública de MT.
O confronto começou na madrugada desta terça em dois raios do presídio, com cerca de 250 presos. O presídio tem capacidade para 326 detentos, mas atualmente abriga cerca de 700 presos.
Dos cinco mortos, um ainda não foi identificado. Um deles sofreu infarto durante a rebelião e foi socorrido, mas não sobreviveu.
O secretário da Segurança do Estado, Roger Jarbas, está em Sinop coordenando as negociações para tentar acabar com a rebelião. Um “comitê de crise local” foi criado para negociar com os presos uma reocupação pacífica do presídio.
A Força Tática da PM, agentes do Serviço de Operações Penitenciárias Especializadas e a Rotam (Ronda Ostensiva Tática Móvel) estão a postos no local.
(FOLHAPRESS)
Leia Mais:
- Rebelião deixa jovem morto em unidade de internação de infratores no Recife
- Adolescentes rendem funcionários em princípio de tumulto na Fundação Casa
- Apenas 11 seguranças estavam de plantão no momento da rebelião na POG
Leia mais sobre: Brasil