A Agência Goiana de Habitação (Agehab) realiza, nesta sexta-feira (21/07), os sorteios dos endereços de casas a custo zero em cinco municípios: Mairipotaba, às 9 horas; Campestre de Goiás, às 10 horas; Cristianópolis, às 11 horas; Rio Verde, às 12 horas; e Santo Antônio do Descoberto, às 13 horas.
Os sorteios serão transmitidos ao vivo, da sede da Agehab, em Goiânia, sem acesso ao público externo. A transmissão poderá ser acompanhada pelas famílias beneficiadas pelas contas oficiais da Agehab no YouTube e Facebook. As listas com os endereços sorteados serão disponibilizadas em seguida no site da Agência.
Para o presidente da Agehab, Alexandre Baldy este é o momento de consolidação do sonho da moradia própria. “O sorteio dos endereços de casas a custo zero é um dos procedimentos finais antes da entrega da chaves e ocorre depois do sorteio das famílias e da checagem documental que comprova quais delas estão efetivamente aptas a receber o benefício”, explica Baldy.
As irmãs Maria Divina e Maria Aparecida dos Santos, por exemplo, foram sorteadas juntas para as casas a custo zero em Mairipotaba e já passaram pela fase documental. Agora elas saberão em qual das casas vão morar no município.
“Gostaria de ficar do ladinho da minha irmã, para cuidar bem dela, mas se não for, não tem problema nenhum. O que eu quero mesmo é minha casa. Estou muito feliz de ter sido contemplada”, admite Maria Divina.
O sorteio dos endereços é realizado no mesmo sistema utilizado para sortear as famílias, o software Palladio Sors, desenvolvido pela área de tecnologia da informação da Agehab.
Casas a custo zero
As moradias de Maitipotaba, Campestre, Cristianópolis, Rio Verde e Santo Antônio do Descoberto já estão em fase final de execução. Todas as casas são totalmente custeadas por recursos estaduais, por meio do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege), gerido pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS) da Governadoria, em parceria com as prefeituras, que entram oferecendo terreno e infraestrutura para o conjunto das novas unidades habitacionais.
Alexandre Baldy lembra que o Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, que resulta nas casas a custo zero, já está garantido para seis mil famílias no Estado, com meta de alcançar 10 mil no total até 2026.
“Sem despesa com aluguel, essas famílias vão poder melhorar sua vida como um todo. O governador Ronaldo Caiado reconhece a importância do programa habitacional para o desenvolvimento social e tem investido pesado nesta área”, destaca.
Leia também: “Desde menino”, responde Caiado sobre sonho de ser candidato a presidente
Leia mais sobre: Notícias do Estado