14 de outubro de 2024
Combate a incêndio

Cimehgo prepara nova ferramenta para monitoramento de queimadas

Através desta ferramenta o Cimehgo/ Semad estende sua Sala de Situação no quesito monitoramento de focos de queimadas a todos os parceiros
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Nesta sexta-feira (3), o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas do Estado de Goiás (Cimehgo) lança, a nova ferramenta para o Monitoramento de Queimadas no Estado de Goiás.

Através desta ferramenta o Cimehgo/ Semad estende sua Sala de Situação no quesito monitoramento de focos de queimadas a todos os parceiros, incluindo Defesa Civil/ Corpo de bombeiros, Defesas Civis nos Municípios, Secretarias do Meio Ambiente e Chefes de Unidades de Conservação, Secretaria da Saúde/SUVISA, Secretaria de Agricultura Pecuária e Abastecimento entre outros.

Em 2021, o Corpo de Bombeiros bateu, pelo terceiro ano seguido, o recorde nos atendimentos a incêndios e queimadas. No total, a corporação atendeu 10.311 ocorrências dessa natureza e, em 2019, foram 9.407, números bem superiores à média história de 7 mil por ano.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a maior parte das ocorrências de incêndio em Goiás ocorre em lotes baldios. Somente no ano passado, esse tipo de queimada correspondeu a 50% do total de focos.

Depois dos lotes, as ocorrências concentram-se mais em matas, florestas e pastagens. Na zona rural, os incêndios começam, geralmente, com queima de lixo ou a utilização da técnica de queimada para renovação de pastagem. As fogueiras também são desencadeadoras.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Cidades