13 de novembro de 2024
Levantamento

Cidade mais arborizada do Brasil? Goiânia ocupa 24ª posição no ranking de vegetação urbana das capitais

Os dados são do MapBiomas, que apontam o percentual de 12,2% de vegetação nas áreas urbanas da capital
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Um levantamento realizado pela rede Mapbiomas, em que aponta o perfil das áreas urbanas do Brasil, coloca Goiânia em 24ª posição no ranking de vegetação das capitais. A informação foi divulgada neste domingo (10), em reportagem do Portal Uol, e contradiz a informação de que a capital goiana é considerada a cidade mais arborizada do Brasil.

O título foi concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU), devido às mais de 1 milhão de árvores existentes em seus 32 bosques e parques. Somente o Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco possui uma área de 2.132 hectares.

A informação do Mapbiomas, porém, diz respeito às vegetações existentes em áreas urbanas. O levantamento mostra que Goiânia, que contava, em 2003, com 8,9% de vegetação em suas áreas urbanas, alcançou, em 2023, o percentual de 12,2%, um total de 3.971 hectares. Os números apontam uma ascensão expressiva ao longo dos últimos dez anos.

Conforme reportagem do Uol, as cidades brasileiras têm, na média, 11% de vegetação em suas áreas urbanas. Segundo o levantamento, das 27 capitais brasileiras, 19 ganharam percentual a mais de vegetação em suas áreas urbanas, enquanto as outras oito perderam.

“Observamos que as cidades crescem, mas que as áreas de vegetação urbana crescem mais. Isso é uma boa noticia, no sentido de que dentro da cidade existe um potencial de áreas de vegetação. Mas esse potencial tem que ser qualificado para que ele possa servir às cidades a vegetação tem que ter um manejo adequado, ser transformada em uma área verde de lazer, em unidades protegidas”, pontuou a coordenadora de equipe Urbano do MapBiomas, Mayumi Hirye, à reportagem.

A profissional afirma que o mapeamento inclui as áreas de vegetação urbana nas cidades como parques, praças e áreas privadas com vegetação, além de fragmentos de vegetação que são as áreas que o crescimento das cidades incorpora.


Leia mais sobre: Cidades / Goiânia