A cidade de Goiás, recebe, nos próximos dias 22, 23 e 24, o título de Capital do Estado. A tradicional transferência simbólica ocorre desde o ano de 1983, em alusão ao aniversário do município, celebrado em 25 de julho.
Capital goiana até o ano de 1937, a cidade de Goiás foi fundada em 1727, pelo bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva, conhecido como Anhanguera. A transferência da Capital, realizada de forma anual, pelo período de três dias, foi instituída durante o governo de Iris Rezende, por meio da Lei nº 9.314, de 21 de junho de 1983.
Nas citadas datas, as atividades do Executivo, do Legislativo e do Judiciário são instaladas na cidade, de forma simbólica. O período também conta com a presença do governador Ronaldo Caiado (UB) e demais autoridades, no município, com a realização de diversas atividades.
Dentre elas, a instalação dos Poderes, que terá início na segunda-feira (22), às 17h30, no Palácio Conde dos Arcos, com pronunciamentos, pernoite, assinatura do Acordo de Cooperação Técnica para implantação do projeto “Cidade de Goiás 300 anos: Preservação do Rio Vermelho” e lançamento do Festival Arte Educativo de Goiás (Faego) 2024.
A terça-feira (23) contará com a visita do governador a diversas instâncias e entrega da Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera, em homenagem a personalidades de destaque, no fim do dia. A celebração segue com coquetel na Praça do Chafariz. A visita de Caiado é encerrada na quarta-feira (24), em agenda na Igreja São João Batista, no povoado Arraial do Ferreiro, na área rural de Goiás.
Leia mais sobre: capital simbólica de Goiás / Cidade de Goiás / Cidades