As fortes chuvas que acometeram a cidade de Goiás no último sábado (19), deixaram o município em estado de alerta. Isto porque, com as precipitações intensas, houve elevação do nível do Rio Vermelho, o que fez com que ele transbordasse. As previsões do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) apontam para novas possibilidades de pancadas de chuvas locais no início desta semana.
O registro, no último sábado, foi de 65,8mm de chuva no município. “Por volta das 10h da manhã, o Rio Vermelho estava com o nível acima da cidade com 70 centímetros. Mas com as chuvas que ocorreram na cabeceira, o nível do rio foi a 2,90 metros às 15h”, afirmou André Amorim, gerente do Cimehgo. Já na estação que fica na saída da cidade, o rio chegou aos 4,36 metros às 15h.
O prefeito da cidade, Aderson Gouvea (PT) publicou um vídeo no perfil das redes sociais do Executivo municipal, com a afirmativa de que a população deve ficar em alerta. “Estamos passando por um momento de estiagem, mas há muita água. Nos deixa, então, um sinal de alerta. Nossa Defesa Civil está aqui acompanhando a situação, o Corpo de Bombeiros, da mesma forma, fazendo monitoramento, para que a gente possa evitar qualquer tipo de desastre mais grave”, frisou. “A população está avisada, já está atenta e a gente espera também em Deus para que nada aconteça de grave”, acrescentou.
De acordo com André Amorim, ainda há possibilidade de pancadas de chuvas isoladas no município para esta segunda (21) e terça-feira (22), que podem vir localmente fortes. “Ainda tem muita nebulosidade e essa nebulosidade vai formar áreas de instabilidade”, explicou o gerente da Cimehgo, em entrevista ao Diário de Goiás. O dirigente ressaltou que a tendência é para que o tempo fique mais estável a partir da próxima quarta-feira (23).
Veja vídeos registrados pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás no final de semana:
Leia mais sobre: chuvas em goiás / Rio Vermelho / Cidades