No sudoeste da Islândia, um vulcão entrou em erupção neste domingo (14), fazendo com que residentes de Grindavik, uma pequena cidade pesqueira, evacuassem. Fluxos de lava derretida atingiram os arredores da cidade, incendiando algumas casas.
Pelo X, antigo Twitter, o presidente da Islândia, Gudni Johannesson, afirmou que “não há vidas em perigo, embora as infraestruturas possam estar ameaçadas” e que não houve interrupções nos voos.
A erupção teve início na manhã deste domingo no norte de Grindavik. A cidade já havia sido evacuada no dia anterior, sendo a segunda vez no mês por risco de erupção por atividades sísmicas. As autoridades construíram barreiras de terra e de rocha nas últimas semanas, na tentativa de impedir que a lava chegue até a cidade, mas ao que parece a erupção penetrou nas defesas da cidade.
Segundo o Gabinete Meteorológico da Islândia (IMO), com as primeiras imagens do voo de vigilância da Guarda Costeira, “abriu-se uma fenda em ambos os lados das defesas que começaram a ser construídas a noite de Grindavik. A lava pode levar algumas horas para chegar à cidade, segundo um porta-voz do Gabinete.
Grindavik fica localizada a cerca de 40km da capital da Islândia, Reykjavik, sendo essa a segunda erupção vulcânica na península em menos de um mês.