A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realiza a coleta de animais mortos na capital, como cães e gatos. No entanto, o serviço também atende animais de porte grande, como cavalos e vacas. O objetivo da Comurg é evitar que os animais mortos sejam descartados em locais inapropriados, como terrenos baldios, bocas de lobo ou mesmo em ruas, avenidas e córregos.
Segundo informações da Prefeitura de Goiânia, a Comurg não cobra taxa para coletar os animais. Em relação aos de pequeno porte, a Companhia poderá realizar o trabalho em até duas horas após a ligação. No caso dos animais de porte grande, será necessário utilizar pá mecânica e caminhão para a coleta. Ambos os tipos serão descartados no Aterro Sanitário.
De acordo com o presidente da Comurg, Ormando José Pires, o descarte desses animais em locais impróprios é prejudicial à cidade e aos moradores. “Ao jogar animais mortos em terrenos baldios, o morador contribui para o aumento de moscas, ratos e baratas e, claro, o mau cheio que toma conta da área. Quando descartados em bocas de lobo, junto com diferentes tipos de lixo, os resultados podem ser vistos nos períodos de chuva, com os alagamentos”, explica.
Cerca de 100 animais de pequeno porte são recolhidos pela Comurg todo mês. Em relação aos de porte grande, o número foi reduzindo a cada ano. Em 2013, a Companhia recebeu 132 chamadas. Em 2014, o número foi de 83. Até o mês de maio de 2015, foram realizadas 28 coletas.
A pessoa que precisar desse tipo de serviço poderá entrar em contato com a Comurg pelos telefones 156, (62) 3524-8555 ou (62) 8596-8555.
Leia mais sobre: Cidades