20 de dezembro de 2024
Cidades

Ciclovia T-63 vai ligar Praça Nova Suiça ao Terminal Izidoria

A prefeitura de Goiânia iniciou a segunda etapa de construção da ciclovia da Avenida T-63. Este novo trecho terá 2,2 quilômetros de extensão e ligará a Praça Nova Suíça ao Terminal Isidória, no setor Pedro Ludovico.

Com esta etapa, o prefeito Paulo Garcia vai concluir o trecho cicloviário da avenida T-63, que integra o corredor preferencial de ônibus. A obra está sendo executada por meio de parceria entre as equipes da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), das secretarias municipais de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) e de Infraestrutura (Seinfra) e da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). 

Atualmente, a ciclovia da T-63 já possui 3,5 quilômetros concluídos entre o Parque Anhanguera e a Praça Nova Suíça. Quando finalizado o novo trecho, os ciclistas terão mais 5,7 quilômetros de via prioritária para a circulação segura em Goiânia.

Sávio Afonso, diretor técnico da CMTC, afirma que a ciclovia será integrada ao Terminal de ônibus Isidória, que possui bicicletário, promovendo acesso mais seguro aos ciclistas que desejem fazer a conexão com o transporte coletivo. Além disso, a ciclovia da T-63 também será integrada a duas ciclorrotas.

De acordo com Sávio, os ciclistas poderão seguir até o Terminal Isidória, no sentido norte/sul, pela ciclorrota que sai da Praça Cívica, passa pela Avenida Cora Coralina e chega ao Setor Pedro Ludovico (no terminal). Do Terminal Isidória, no sentido sul/norte, o trecho segue via ciclorrota pelas avenidas 90 e 84 até a Praça Cívica, onde há conexão com a ciclovia Universitária e também com o trecho cicloviário T-7, pela Avenida Gercina Borges.

Sávio Afonso avalia também que a implantação do corredor preferencial T-63 está garantindo maior fluidez aos ônibus e também mais facilidade e segurança aos ciclistas


Leia mais sobre: Cidades