22 de dezembro de 2024
Sudeste • atualizado em 20/02/2023 às 09:00

Chuvas no litoral paulista causam estragos, deixam 36 mortos e centenas de desabrigados

Nas últimas 24 horas, as cidades tiveram o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro
Dentre os estragos estão o bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região. (Foto: reprodução)
Dentre os estragos estão o bloqueio de estradas, queda de barreiras, inundações, deslizamentos, desabamentos e afetaram o abastecimento de água e energia na região. (Foto: reprodução)

Após os alertas de chuvas intensas na região Sudeste do país neste final de semana, o litoral de São Paulo foi atingido por temporais que provocaram alagamentos, deslizamentos e estragos, deixando, até agora, cerca de 36 vítimas. Além disso, de acordo com o governo do estado, mais de 550 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas.

Devido ao grande número e volume dos deslizamentos, buscas prosseguem para encontrar mais vítimas. Apesar disso, não se sabe, ao certo, quantas pessoas estão desaparecidas. Sobre as mortes, 35 são de São Sebastião e uma de Ubatuba.

Em meio ao caos, uma criança de dois anos, que estava soterrada na região da cidade de São Sebastião foi resgatada com vida pelas equipes do Comando de Aviação João Negrão e do Corpo de Bombeiros. A criança foi transportada para o Hospital Regional do Litoral Norte.

O governador Tarcísio de Freitas decretou estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga. A recomendação da Defesa Civil de SP recomendou que a população evite o deslocamento para o litoral Norte até que as chuvas parem e a situação volte ao normal.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por sua vez, visitará as áreas afetadas pelas fortes chuvas no litoral paulista. O chefe do Executivo Federal deixou Salvador nesta manhã e chega a São José dos Campos por volta das 10 horas. De lá sobrevoa a região e desce em São Sebastião, o município mais atingido pelas chuvas, que superaram 600 milímetros em menos de oito horas.

Em mensagem divulgada ontem à noite no Twitter, Lula disse que serão reunidos todos os níveis de governo e, com a solidariedade da sociedade, atender feridos, buscar desaparecidos, restabelecer as rodovias, ligações de energia e telecomunicações na região. Ele lamentou as mortes e manifestou solidariedade às famílias.

Ainda segundo a Defesa Civil de São Paulo, três das quatro cidades do litoral norte de São Paulo tiveram, nas últimas 24 horas, o volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro. Em São Sebastião, o volume nas últimas 24 horas foi o dobro da média esperada para o mês.


Leia mais sobre: / Brasil