23 de dezembro de 2024
Notícias do Estado • atualizado em 05/02/2021 às 10:04

Churrasco militar: Elias Vaz quer que MPF investigue mais de 80 mil cervejas e 714 mil quilos de picanha em compras pelas Forças Armadas

Elias Vaz quer que MPF apure compras de itens para churrasco nas Forças Armadas
Elias Vaz quer que MPF apure compras de itens para churrasco nas Forças Armadas

A cervejinha é da boa e o carne para o churrasco é de primeira. O deputado federal  Elias Vaz (PSB-GO) vai protocolar representação ao Ministério Público Federal abordando irregularidades identificadas em processos levantados no Painel de Preços do Ministério da Economia para compras de cerveja, picanha e carvão vegetal em 2020. Os processos são destinados às Forças Armadas. 

O documento encaminhado ao MPF será assinado por outros deputados do PSB. “É vergonhoso e revoltante que o governo use dinheiro público para a compra de bebida alcóolica, para essa farra! Essa situação precisa ser investigada! Além disso, os processos apresentam itens de alto custo e desnecessários em plena crise, quando falta o que comer na mesa de uma boa parcela dos brasileiros e quando os recursos deveriam ser destinados ao combate à pandemia”, assinala o deputado. 

Considerando Exército e Marinha, os pregões já homologados somam 80.016 latas e garrafas de cerveja. E não qualquer uma. A lista inclui marcas como Heineken, Stella Artois e Eisenbahn, além de Bohemia, Antarctica, Skol Beats e Puro Malte. “Além do vasto cardápio, a qualidade do produto exigido e os valores também chamam a atenção. Já estamos investigando indícios sérios de superfaturamento”, explica Elias Vaz. 

Os processos incluem 714,7 mil quilos de picanha para os Comandos do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, para a Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel) e para o Departamento de Administração Interna do Ministério da Defesa. O deputado também identificou processos de compra de 1.375.041 quilos de carvão vegetal para as Forças Armadas.


Leia mais sobre: Notícias do Estado