18 de novembro de 2024
Economia • atualizado em 13/02/2020 às 00:59

Chile recua e restringe veto à carne brasileira às 21 fábricas suspensas

Chile retoma exportações ao lado de outros países (Foto: Reprodução Internet)
Chile retoma exportações ao lado de outros países (Foto: Reprodução Internet)

O governo do Chile reviu sua decisão de suspender temporariamente a importação de “todo tipo de carne brasileira” (bovina, frango e porco) devido ao escândalo revelado pela Operação Carne Fraca. Agora, o veto será restrito somente aos 21 estabelecimentos que tiveram a licença de exportação suspensa pelo governo brasileiro.

Conforme o comunicado divulgado neste sábado pelo SAG (Serviço Agrícola e Pecuário do Chile), a restrição será estendida preventivamente a qualquer outro frigorífico que estiver envolvido em irregularidades durante as investigação em curso pelas autoridades brasileiras.

Ainda segundo a nota, a mudança de postura se deve aos documentos recebidos em resposta aos questionamentos do SAG ao Ministério da Agricultura brasileiro. O fim do embargo a toda a carne brasileira foi ratificado também pela delegação chilena enviada ao Brasil para obter mais detalhes sobre a Operação Carne Fraca.

“O SAG, junto ao Ministério da Saúde chileno, continuam reforçando as medidas de vigilância e fiscalização, tanto na fronteira para o ingresso de produtos pecuários, como nos pontos de comercialização, com o objetivo de garantir a saúde e a segurança dos alimentos consumidos no país”, diz o comunicado.

(FOLHA PRESS)

Leia mais

China reabre mercado para carne brasileira, diz ministro da Agricultura

Egito retoma importações de carne de frigoríficos brasileiros autorizados

China, Chile e Egito retomam importações de carne brasileira


Leia mais sobre: Economia