16 de agosto de 2024
Aparecida de Goiânia

Chequinho ambulatorial de Aparecida opera com lentidão

Centro Clínico de Aparecida (Foto: Ana Clara Dias/SMS)
Centro Clínico de Aparecida (Foto: Ana Clara Dias/SMS)

Desde a semana passada, os pacientes que precisam fazer agendamentos de exames na rede de saúde de Aparecida de Goiânia estão com dificuldades. Antes, o sistema de lançamento dos pedidos, o Sistema Nacional de Regulação (SisReg), estavam inoperante. Agora, os agendamentos são feitos de forma manual.

Ao Diário de Goiás, a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS) informou nesta segunda-feira (21) que o sistema ainda oscila muito e que os pedidos de agendamento de exames são feitos de forma “manual”, assim que o sistema se mantém estável.

Em seguida, os servidores que receberam os pedidos e fizeram o lançamento, quando possível, dão retorno aos pacientes para informar data e local para realização dos exames.

No entanto, o SisReg é utilizado em rede nacional e precisa de ajustes por parte do Ministério da Saúde, que ainda não deu previsão de quando os problemas serão resolvidos. O Ministério só informou, por nota, que será no “mais breve espaço de tempo”.

Os demais agendamentos, de consultas e internações, continuam funcionando normalmente, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Veja nota oficial da SMS:

O Sistema Nacional de Regulação (SisReg) do Ministério da Saúde está sendo atualizado e algumas atividades estão comprometidas. Por conta disso, o chequinho ambulatorial para agendamento de exames em municípios que utilizam o sistema não está sendo realizado regularmente neste momento. O Ministério da Saúde informou que está trabalhando para resolver o problema o mais breve possível e que informará as secretarias assim que o sistema estiver normalizado.

Veja nota do Ministério da Saúde:

Comunicamos que em virtude da atualização realizada no Sistema de Regulação (SISREG), além de outros motivos, o sistema vem apresentando comprometimento em sua performance, gerando problemas no processo regulatório em âmbito nacional. Diante desse fato, o Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Regulação Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC) e o Departamento de Informática do SUS (DATASUS) estão trabalhando, sem medir esforços, no sentido de solucionar os problemas identificados na operacionalização do sistema, no mais breve espaço de tempo.

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