Nesta segunda-feira (20) uma nova estação do ano começa, com previsão de mudanças nas condições climáticas. O outono, que inicia hoje e vai até o dia 21 de junho, promete temperaturas mais altas e umidade mais baixa, em Goiás.
No final do mês de março, transição entre o verão e o outono, acontece a mudança do período chuvoso para o seco, sendo marcado por uma época com características das duas estações. De acordo com o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, já é possível inferir o clima dos próximos meses. “O prognóstico aponta abril com redução das chuvas em Goiás e os meses de maio e junho com o tempo já seco, dentro da normalidade”, afirma.
Conforme as projeções do Cimehgo, o Estado terá temperaturas um pouco mais altas que a média para esta estação. A meterologia prevê ainda chuvas irregulares no mês de abril e a redução gradativa da umidade relativa do ar.
Em maio, deve haver volume de chuvas dentro da média histórica e temperaturas acima da média. Com o início do período seco, a umidade relativa do ar será baixa. Já no mês de junho, a previsão é de precipitações dentro da média histórica e temperaturas acima da média, com umidade baixa. A tendência é a de que haja mais queimadas.
Leia mais sobre: altas temperaturas / cimehgo / Clima em Goiás / previsão do tempo / Cidades