A chapa 1, que tem a deputada estadual Bia de Lima (PT) na presidência, venceu as eleições para continuar no comando do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), exercendo seu quarto mandato. As eleições estavam abertas para 50 mil filiados do sindicato em 37 regionais, de terça a sexta-feira (12 a 14).
Ligada ao PT e à Central Única dos Trabalhadores, Bia de Lima disputou com a chapa 1, ligada ao PSOL e à Central Sindical e Popular (Conlutas) e que tinha à frente o professor, mestre e doutorando em Educação, João Batista de Coelho Cunha, para presidente.
Apuração em andamento
A apuração começou na manhã deste sábado e, no início da tarde, quando ainda estavam sendo computados votos de regionais, a chapa 1 já tinha maioria, confirmou a assessoria do Sintego. Já a chapa 2 divulgou a vitória na regional de Itumbiara. O resultado total ainda não havia sido apurado até as 15h deste sábado, mas a chapa 1 já tinha alcançado 65,9% dos votos válidos.
Puderam votar servidores administrativos, professores e aposentados filiados ao Sintego. Em Goiânia, os filiados tiveram um único voto para a direção central. Já nas 37 regionais os filiados foram dois votos: um para a direção central e outro para a direção regional.
A possibilidade de reeleição no Sintego é prevista no estatuto do sindicato.
Esta foi a 13ª eleição na história da organização sindical. No dia 26 de novembro, o Sintego completa 37 anos.
Leia mais sobre: Bia de Lima / CUT / Eleições 2025 / Sintego / Educação / Política

