19 de novembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 09:31

Cerrado vivo: Prevenção e educação para combater queimadas

Bombeiros durante o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2017 / Fotos: Diário de Goiás
Bombeiros durante o lançamento da Operação Cerrado Vivo 2017 / Fotos: Diário de Goiás

Foi lançada pelo corpo de bombeiros a operação cerrado vivo 2017. Além de combater as queimadas, a operação tem como objetivo promover ações preventivas e educativas junto com a população. Os meses de julho, agosto de setembro em Goiás são marcados pela baixa unidade do ar, ventos fortes e calor, o que provoca uma maior incidência de incêndios em vegetação.

De acordo com informações do Tenente Coronel Ami de Souza, apesar da Operação ser lançada nessa sexta-feira (18), ela já está sendo desenvolvida desde o início de 2017, através de treinamentos, levantamentos de materiais e preparação de tropa.

Além da destruição da vegetação, as queimadas também oferecem diversos riscos a população, principalmente nas estradas. Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas. “Nós tivemos ocorrências de fogo na beira de estrada, que já ocasionaram acidentes, óbitos. Nós já tivemos danos a estruturas, a comércios, residências, através dos incêndios que ocorreram. Então não fica só restrito ao meio ambiente, infelizmente. Então as pessoas, elas fazem esses tipos de ação (atear fogo) e esquecem que pode perder o controle muito fácil. O mato agora está muito seco e propenso a propagação”, alerta o Coronel.

As ações preventivas acontecem semanalmente com palestras nas escolas, além de treinamentos de combate a incêndios com trabalhadores rurais. “Nós temos a fase preventiva com palestras educativas em escolas. Nós distribuímos material educativo e orientações as crianças para que elas façam a divulgação junto as famílias em relação a prevenção e cuidado ao meio ambiente. Isso é feito semanalmente, tanto na capital, quanto no interior. Trabalhamos também com pessoas ligadas as áreas rurais, sindicatos rurais, para a confecção de abafadores e treinamento de combate a incêndios” conta o Coronel. 

cerrado vivo 2017 2

Leia Mais:


Leia mais sobre: Cidades