23 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 13/02/2020 às 09:30

Cerrado Vivo: Bombeiros lançam operação para prevenir e combater queimadas

(Foto: Operação Cerrado Vivo)
(Foto: Operação Cerrado Vivo)

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás lançará a Operação Cerrado Vivo 2017, nesta sexta-feira (18). O objetivo principal da corporação é prevenir e combater as queimadas. Os meses de julho, agosto de setembro em Goiás são marcados pela baixa unidade do ar, ventos fortes e calor, o que provoca uma maior incidência de incêndios em vegetação.

De acordo com informações dos militares, o trabalho da Operação Cerrado Vivo, comandada pelo Tenente Coronel Ami de Souza Conceição, começou em maio com foco na prevenção de incêndios em vegetação. Foram realizada ações de prevenção, controle e extinção de incêndios em vegetação nas reservas unidades de conservação (UC) – reservas ecológicas, área de preservação permanente e parques. Também foram distribuídas cartilhas educativas e realizadas oficinas de confecção de abafadores em todo o Estado, em especial em áreas rurais. Nesta fase, serão intensificadas as ações desenvolvidas pelo Corpo de Bombeiros Militar.

Além da destruição da vegetação, as queimadas também levam riscos às rodovias, quando labaredas ou fumaça invadem as pistas de rodagem. Grande parte dos incêndios em vegetação são provocados por ações diretas do homem, como o lançamento de tocos de cigarro nas estradas. Por isso é tão importante o trabalho preventivo e de conscientização da população. Uma queimada pode desencadear grandes tragédias, por isso é preciso desestimular essa prática.

Leia Mais:


Leia mais sobre: Cidades