20 de dezembro de 2024
Cidades

Cerca de 300 mil usuários terão direito a cartão que dará meia passagem no Eixo Anhanguera

Na próxima segunda-feira (18), a secretaria de Governo (Segov) inicia o cadastro do Cartão Metrobus. A partir de 23 de agosto quem não tiver o cartão, não terá direito a meia passagem no Eixo Anhanguera. Nesta sexta-feira (14), o secretário da pasta, Tayrone di Martino (PSDB) apresentará detalhes relativos ao cadastramento. A estimativa é que cerca de 300 mil usuários do transporte coletivo tenham direito ao Cartão Metrobus.

Transição

Atualmente para utilizar o Eixo Anhanguera, o cidadão paga uma tarifa de R$ 1,85, o equivalente a meta da passagem do transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia, que é de R$ 3,70. Somente os que forem cadastrados no Cartão Metrobus pagarão meia tarifa.

De acordo com o secretário de governo, Tayrone de Martino, uma preocupação importante é quanto à transição, pois nem todos terão mais o direito à meia passagem.

“A nossa maior preocupação é quanto à transição. Que o benefício vai ser garantido, isto já está definido, o que a gente está preocupado é para que se tenha uma transição tranquila. Se as pessoas não se cadastrarem vai chegar em agosto e já não terá o benefício”, explicou.

Beneficiados

De acordo com o secretário, não se trata de tirar benefício da população, pois há grupos que detêm o Passe Livre e Passe Livre Estudantil que cobrem 100 % da passagem, Passe Escolar que cobre 50% e os trabalhadores de empresas que concedem o vale transporte. As pessoas que não fazem parte dos grupos citados terão direito a se cadastrar.

“Quem tem passe livre estudantil não precisa de pagar meia no Eixão, pois já tem passe livre. Quem tem a carteirinha do estudante do Setransp, já paga meia passagem no Eixão, então não precisa do novo cartão. Quem tem o cartão do trabalhador e já recebe a passagem da empresa também não precisa do benefício, pois a empresa já paga o seu transporte. Basicamente estamos reorganizando o sistema e garantido que vai pagar meia a pessoa que precisa. As pessoas que já estão nos outros programas não precisam do benefício, pois já estão contempladas de outra forma”, afirmou.

A expectativa é que assim que o cadastro for feito, o cartão fique disponível para o usuário num prazo de 15 dias.


Leia mais sobre: Cidades