Apopulação que procura o Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante de Goiânia (CMV) tem acesso a 16 tipos de vacinas, que podem imunizar contra diversos tipos de doenças, como febre amarela, hepatite A e B e tétano. A unidade da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), localizada na Região Sul, ao lado do Ciams Pedro Ludovico, na Avenida Edmundo Pinheiro de Abreu, atende durante a semana das 8h às 18h e aos fins de semana das 8h às 17h.
O local tem capacidade para realizar cerca de mil atendimentos diariamente. No Centro, a população tem acesso a inúmeras vacinas, como BCG, hepatites A e B, pentavalente, DTP (difteria, tétano e coqueluche), VIP e VOP (ambas contra poliomielite), pneumocócica 10V, rotavírus humano, meningogócica C, febre amarela, tríplice viral, varicela, HPV, dupla adulto (dT) e tríplice bacteriana (Dtpa).
Além da imunização, de acordo com a diretora de Vigilância Epidemiológica da SMS, Flúvia Amorim, o CMV emite ainda o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia, o CIVP, para quem vai viajar para o exterior. ‘Para obter o documento, os interessados devem procurar o Centro com o seu cartão de vacinação e documentos pessoais. Na unidade, o usuário recebe também orientações sobre os cuidados com a saúde e vacinas exigidas para as áreas de destino”, explica.
A equipe do Centro Municipal de Vacinação e Orientação ao Viajante é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem e coordenadores. O Centro conta com cinco estações com capacidade para vacinar até duas pessoas por vez, sala para triagem, rede de frio e espaço para crianças.
Leia mais sobre: Notícias do Estado