21 de janeiro de 2025
Anápolis

Centro de testagem para covid-19 em Anápolis é instalado no Ginásio Newton de Faria

Anápolis centraliza testagem para covid. (Foto: Semusa)
Anápolis centraliza testagem para covid. (Foto: Semusa)

Começa a funcionar nesta quarta-feira (19) um novo centro de testagem para covid-19 em Anápolis. A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) vai centralizar os testes para diagnóstico do coronavírus e também de influenza, por pelo menos 30 dias, no Ginásio Internacional Newton de Faria.

A ideia é desafogar as unidades de saúde e de pronto atendimento do município. Com o aumento de casos de covid-19, gripe e dengue, a estrutura de atendimento ficou pressionado, com vários registros de lotação. O Newton de Faria será o local exclusivo para testagem de covid-19 em Anápolis.

Veja: Cidade amplia vacinação de crianças

O funcionamento será sempre de 10h às 22h, incluindo fins de semana. No próprio local, o paciente terá o resultado e, caso seja positivo, já será encaminhado para uma das unidades exclusivas para atendimento às síndromes gripais. Importante ressaltar que nos postos não serão feitos testes.

Em casos de sintomas leves, adultos e crianças devem procurar as seguintes unidades: São José, Bairro de Lourdes, Vila União, Arco-Íris, São Carlos ou Vila Norte, que estão funcionando todos os dias, das 7h às 22h. Para atendimento 24 horas infantil há a UPA Pediátrica e, para adultos, a unidade do Parque Iracema.

Estrutura

Para a testagem foram montadas equipes de trabalho para receber o paciente, testar e fazer a notificação, caso o resultado seja positivo. Em caso de negativo, também será entregue o comprovante. Com o resultado em mãos, se positivo, o paciente será informado em qual unidade deve procurar atendimento.

O exame utilizado é o Antígeno Nasal pelo método Swab. Em 15 minutos após a coleta, a pessoa testada já fica sabendo se está ou não contaminada com o coronavírus. Para atendimento basta levar documentos pessoais. O teste será feito mediante distribuição de senhas no local.


Leia mais sobre: / / Notícias do Estado