05 de dezembro de 2025
Cidades • atualizado em 22/08/2025 às 20:34

Centro de Goiânia terá nova base de trânsito para ampliar serviços e revitalizar região

Espaço cedido pelo TCM será utilizado por equipes de trânsito que atuam na organização do tráfego na região central
Prefeitura firma cessão de imóvel para instalação de Ponto de Apoio da SET no Centro de Goiânia.
Prefeitura firma cessão de imóvel para instalação de Ponto de Apoio da SET no Centro de Goiânia.

A inauguração de um novo ponto de apoio da Secretaria Municipal de Trânsito no centro da cidade foi celebrada nesta sexta-feira (22) por autoridades e representantes do setor público, que ressaltaram os benefícios diretos à população, desde a maior segurança viária até a revitalização urbana. O espaço, fruto de parceria entre a Prefeitura, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a administração local será cedido por dez anos, sem custos de aluguel, fortalecendo a presença da SET no Centro.

O presidente do TCM, Joaquim de Castro, destacou que a nova base vai aproximar o órgão das necessidades da população. Para ele, a descentralização de serviços é um marco para a cidade: “O Tribunal de Contas está colaborando também com a Administração Municipal. Isso é uma constante e a seção vai ser boa para a população, que terá um ponto de apoio da Secretaria Municipal de Trânsito”, afirmou.

Ele ressaltou ainda o impacto positivo em termos de segurança: “Isso é importante porque pode evitar muitos acidentes, para que as pessoas possam cada vez mais utilizar o espaço. O importante é ter sentido: melhorar a qualidade do transporte, do trânsito, e que todo mundo almeje isso”.

Revitalização do centro

Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, reforçou que o novo espaço não será apenas um ponto de apoio, mas também parte de um projeto mais amplo de revitalização do centro histórico.

“É muito importante porque vai ser bom para o usuário, principalmente. Além de ser uma base com carros e motos de apoio, também será um ponto onde as pessoas poderão resolver serviços de trânsito sem precisar ir até a BR. Isso dá comodidade e eficiência”, avaliou.

Mabel destacou ainda o impacto urbanístico da medida: “Ocupar o centro da cidade é uma visão que nós temos na Prefeitura. Nós vamos trazer um órgão importante que dá movimento ao centro. Inclusive, a nossa ideia é abrir até um pouco mais tarde, pelo menos com parte dos serviços, para que as pessoas que forem passear na Goiás, quando ela estiver revitalizada, tenham essa facilidade”.

Ele comparou a iniciativa a outras ações recentes de recuperação de espaços urbanos: “Vocês viram lá na Rua do Lazer, na Rua 8, como de repente apareceram bares, restaurantes e outras opções. Mas por quê? Porque a municipalidade foi lá, limpou, arrumou, iluminou e deu segurança. As pessoas vão. O centro volta a ser da população”.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Notícias do Estado