A inauguração de um novo ponto de apoio da Secretaria Municipal de Trânsito no centro da cidade foi celebrada nesta sexta-feira (22) por autoridades e representantes do setor público, que ressaltaram os benefícios diretos à população, desde a maior segurança viária até a revitalização urbana. O espaço, fruto de parceria entre a Prefeitura, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e a administração local será cedido por dez anos, sem custos de aluguel, fortalecendo a presença da SET no Centro.
O presidente do TCM, Joaquim de Castro, destacou que a nova base vai aproximar o órgão das necessidades da população. Para ele, a descentralização de serviços é um marco para a cidade: “O Tribunal de Contas está colaborando também com a Administração Municipal. Isso é uma constante e a seção vai ser boa para a população, que terá um ponto de apoio da Secretaria Municipal de Trânsito”, afirmou.
Ele ressaltou ainda o impacto positivo em termos de segurança: “Isso é importante porque pode evitar muitos acidentes, para que as pessoas possam cada vez mais utilizar o espaço. O importante é ter sentido: melhorar a qualidade do transporte, do trânsito, e que todo mundo almeje isso”.
Revitalização do centro
Já o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), Sandro Mabel, reforçou que o novo espaço não será apenas um ponto de apoio, mas também parte de um projeto mais amplo de revitalização do centro histórico.
“É muito importante porque vai ser bom para o usuário, principalmente. Além de ser uma base com carros e motos de apoio, também será um ponto onde as pessoas poderão resolver serviços de trânsito sem precisar ir até a BR. Isso dá comodidade e eficiência”, avaliou.
Mabel destacou ainda o impacto urbanístico da medida: “Ocupar o centro da cidade é uma visão que nós temos na Prefeitura. Nós vamos trazer um órgão importante que dá movimento ao centro. Inclusive, a nossa ideia é abrir até um pouco mais tarde, pelo menos com parte dos serviços, para que as pessoas que forem passear na Goiás, quando ela estiver revitalizada, tenham essa facilidade”.
Ele comparou a iniciativa a outras ações recentes de recuperação de espaços urbanos: “Vocês viram lá na Rua do Lazer, na Rua 8, como de repente apareceram bares, restaurantes e outras opções. Mas por quê? Porque a municipalidade foi lá, limpou, arrumou, iluminou e deu segurança. As pessoas vão. O centro volta a ser da população”.
Leia mais sobre: Prefeitura de Goiânia / Sandro Mabel / SET / TCM / Cidades / Notícias do Estado

