Foi lançado nesta sexta-feira (27) o projeto de construção do Centro Municipal de Diagnósticos Médicos de Trindade. Segundo a prefeitura, a nova estrutura vai beneficiar moradores com exames de alta complexidade.
O centro terá capacidade para realizar 5,6 mil exames por mês, suprindo uma demanda que hoje é regulada para Goiânia.
A obra será erguida em uma área na Rua 13, na Vila Pai Eterno. Marden Júnior estima que a construção tenha início ainda em setembro. “Basta os recursos entrarem na conta”, disse o prefeito Marden Júnior. Apenas a parte física está orçada em cerca de R$ 2 milhões, sem os equipamentos.
O prefeito enfatizou que fará todas as gestões necessárias para que o Centro de Diagnósticos seja construído e equipado com o menor tempo possível. Ele considera que é investimento em “valorização do cidadão trindadense”.
Os custos de construção, compra de tomógrafo e aparelho de raios-x serão bancados com emendas parlamentares enviadas por deputados federais e estaduais.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Taveira, disse que atualmente Trindade tem uma demanda reprimida por alguns exames, especialmente ressonância magnética e tomografia. A perspectiva é superar isso completamente quando a nova unidade estiver com atendimento.
Na cerimônia de apresentação do projeto, foi divulgado que será atendido o pedido dos moradores para que a unidade seja construída junto com uma praça toda equipada com parque infantil, academia ao ar livre e que, por sugestão deles, vai se chamar Praça do Barú.
Estrutura
O Centro de Diagnósticos ocupará uma área de 840 metros quadrados, divididos em quatro blocos, todos com banheiros adaptados, e terá um uma ampla sala de coleta de materiais de laboratório.
No bloco cardiológico terá salas e aparelhos para exames do coração como Mapa e Holter, testes ergométricos e eletrocardiograma, além de dois consultórios.
Segundo a prefeitura, o o bloco de ultrassonografia será equipado com todos os aparelhos necessários para a realização de ultrassonografias, mamografias e densitometria óssea.
Em bloco específico, o paciente poderá fazer exames de tomografia e identificar doenças como AVC, tumores, fraturas e outras doenças. Este setor será equipado com tudo que é necessário para a realização dos diversos tipos de tomografias existentes na área médica.
O Centro de Diagnósticos Médicos terá bloco destinado somente para a realização de todos os tipos de raios-X, com proteção radiológica. A unidade de saúde terá, também, um bloco administrativo.