05 de dezembro de 2025
ELEIÇÕES 2026

Centrão dá até dezembro para Bolsonaro e Tarcísio, ou anuncia apoio a Ratinho Jr, revela CNN

Grupo pressiona por definição de candidatura presidencial e ameaça apoiar Ratinho Júnior caso não haja acordo, informa CNN Brasil
Centrão dá ultimato e pode apoiar Ratinho - Foto: Júnior Jonathan Campos / AEN-Pr
Centrão dá ultimato e pode apoiar Ratinho - Foto: Júnior Jonathan Campos / AEN-Pr

Partidos e parlamentares que formam o Centrão deram até dezembro para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL/RJ) e o governador Tarcísio Freitas (Republicanos/SP) definirem qual o candidato do grupo vai disputar a Presidência em 2026, ou apoiarão Ratinho Júnior, governador do Paraná (PSD). A informação de um ultimato foi divulgada pela CNN Brasil nesta quinta-feira (2).

De acordo com o jornalista Pedro Venceslau, comentarista de política, fontes do Centrão estão insatisfeitas com a demora da família Bolsonaro, e do próprio Tarcísio que tem cedido em se colocar abertamente no páreo – ele já sinalizou que iria disputar a reeleição em SP e apoiar Ratinho Júnior, como destacou recentemente a colunista Bela Megale, do Globo.

Conforme as fontes da CNN, um acordo da direita prevê a confirmação de um nome apenas em fevereiro, e isto o Centrão não quer. Segundo Venceslau, até fevereiro de 2026, o combinado entre os Bolsonaro e Tarcísio seria negar que o paulista vai se candidatar a presidente.

Composições estão travadas

Entretanto, enquanto assistem o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) caminhando firme para uma reeleição e articulando nomes nos estados, os líderes estaduais das legendas do Centrão estão preocupados e com pressa devido aos cenários regionais.

Eles entendem que este clima de indefinição trava composições nos estados e a escolha de nomes viáveis para a próxima eleição. Por isso, o Centrão teria dado o ultimato a Bolsonaro e Tarcísio para a aprovação de um nome a presidente até dezembro, ou vão apoiar Ratinho Júnior.

A divergência sobre o “timing” de Tarcísio não é o único imbróglio da direita no momento, observou o comentarista. Nos bastidores, consta que haveria uma altercação entre o próprio Jair Bolsonaro e o filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL).

Atualmente na mira da Comissão de Ética da Câmara, Eduardo estaria torcendo por uma vitória de Lula visando cacifar o próprio nome para concorrer pela oposição no futuro, já que em 2026 é inviável e o pai não apenas está inelegível até 2030, como cumpre pena de 27 anos por tentativa de golpe de Estado. Vivendo atualmente nos Estados Unidos, o deputado inclusive corre o risco de ser preso se voltar ao Brasil por agora, já que articulou para prejudicar a economia nacional e se tornou alvo do Supremo Tribunal Federal.

Uma eventual eleição de Tarcísio – ou uma votação consistente que leve o governador paulista, por exemplo, ao segundo turno -, tende a gerar uma liderança nacional nova e criar obstáculo ao plano pessoal do filho de Jair.

Caiado confirma que está no páreo

Por outro lado, o nome do governador goiano Ronaldo Caiado (UB), outro que disputa o espólio do ex-presidente, não foi citado nos comentários da CNN e parece desconsiderado nas opções da família Bolsonaro, de Tarcísio e do Centrão. Esta semana ele reiterou que se mantém como pré-candidato a presidente em 2026.


Leia mais sobre: / / / Política