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Central do IPTU atende mais de 1,4 mil contribuintes em sua primeira semana de funcionamento

Por 1 ano atrás

A Central do IPTU, inaugurada na última segunda-feira (10), já registrou mais de 1,4 mil atendimentos presenciais em uma semana de funcionamento. O objetivo da iniciativa é orientar os contribuintes retirando dúvidas e dando orientações sobre o IPTU, presencialmente.

O espaço está funcionando no hall do Paço Municipal, de segunda a sexta, das 8h às 17h. A Central do IPTU conta com oito guichês de atendimento, mais recepção, e não é necessário agendamento prévio. Segundo o secretário municipal de Finanças, Vinícius Henrique Alves, a unidade está cumprindo seu objetivo de aproximar a prefeitura da população.

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Conforme o secretário, os números da primeira semana comprovam a necessidade da Central. “Essa é a primeira vez que Goiânia conta com algo similar e os números alcançados, até agora, mostram que o espaço era uma necessidade e, hoje, um sucesso”, avalia o gestor.

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Esta é uma iniciativa pioneira da Prefeitura de Goiânia, realizada por meio da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin). O IPTU 2023 começou a ser enviado, via Correios, no último dia 03 de abril. Na Central, os goianienses podem buscar ajuda presencial dos técnicos da Sefin para fazer consultas, compreender melhor a composição do imposto, bem como efetuar o pagamento, e orientações sobre alterações cadastrais e processos de revisão.

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Balanço

Como resultado, o levantamento da Sefin, feito na última sexta-feira (14), aponta que, a princípio, 73% dos contribuintes já receberam o boleto enviado pelos Correios. Do dia 3 de abril até a data da apuração, quase 25% dos contribuintes goianienses já haviam efetuado o pagamento.

De antemão, destes, 21,8% optaram pela cota única, com desconto de 10% no valor total do imposto. A estimativa é que, com a proximidade do último dia para pagamento sem incidência de juros e multas, dia 20 de abril, esses números aumentem já no início da próxima semana.

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Instabilidade do site

Os sistemas do Portal do Contribuinte passaram por instabilidades nas últimas duas semanas, pelo alto número de acessos simultâneos. Assim sendo, a Sefin alerta para que o contribuinte não deixe o pagamento para o último minuto. Em apenas dois dias, foram registrados 4,5 milhões. Os picos aconteceram, em especial, no início da manhã e depois no começo da tarde.

A recomendação é que, caso o contribuinte tenha a possibilidade, que faça o acesso ao site em horários alternativos e garanta que se tenha o boleto em mãos, com antecedência. A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pelo sistema, trabalha para a estabilidade dos serviços. No entanto, em casos de dificuldade para a emissão do boleto, o ideal é buscar ajuda no Atende Fácil, na Central do IPTU.

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Luana Cardoso

Atualmente atua como repórter de cidades, política e cultura. Editora da coluna Crônicas do Diário. Jornalista formada pela FIC/UFG, Bióloga graduada pelo ICB/UFG, escritora, cronista e curiosa. Estagiou no Diário de Goiás de 2022 a 2024.