Em cinco dias de funcionamento, as duas Centrais do IPTU em Goiânia registraram 1.140 atendimentos. A iniciativa da Secretaria Municipal de Finanças (Sefaz) abriu duas unidades da Central: uma no Paço Municipal, no Park Lozandes, e outra no Serviço Social do Comércio (Sesc), na Rua 19, Setor Central. O objetivo é oferecer atendimento e esclarecer dúvidas dos contribuintes sobre o pagamento dos tributos.
As centrais oferecem auxílio com o IPTU e, ainda, a emissão de guias do Imposto Territorial Urbano (ITU). Segundo o secretário municipal de Finanças, Valdivino de Oliveira, a alternativa supre a demanda de pessoas que precisam emitir a guia do ITU. “Os proprietários de lotes e áreas não edificadas precisam buscar a guia do ITU, pois os Correios não realizam a entrega nesses endereços. Além disso, algumas inconsistências no próprio IPTU podem ser corrigidas”, explicou Oliveira.
O titular das Finanças ressaltou que a emissão do boleto também pode ser feita pelo site da Prefeitura, e a plataforma IPTU Transparente permite a consulta detalhada dos valores sem a necessidade de deslocamento. Atualmente, a Prefeitura oferece quatro formas de pagamento para o IPTU 2025:
- À vista, com 10% de desconto;
- Parcelado em 11 vezes, sem desconto, com guias emitidas pelo município;
- Parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito, mantendo o desconto;
- Pelo QrCode do boleto.
O contribuinte tem até o dia 20 de fevereiro para pagar a cota única e garantir o desconto. “Se considerarmos os juros, esse abatimento representa mais de 1% ao mês sobre o valor total do imposto”, destacou o secretário. O pagamento pode ser feito em qualquer agência bancária, lotérica ou pelo internet banking.
Para receber o atendimento humanizado, basta ir até uma das Centrais do IPTU na capital. A unidade do Paço Municipal fica na Avenida do Cerrado, 999, no Park Lozandes. A segunda unidade fica no Serviço Social do Comércio (Sesc) da Rua 19, no Setor Central. Ambas funcionam das 8h às 17h.
Leia mais sobre: Central do IPTU / IPTU 2025 / iptu goiânia / Cidades / Goiânia