26 de novembro de 2024
Cidades

Central de atendimento sobre coronavírus recebe mais de 6 mil ligações em Goiânia

Central de Atendimento tira dúvidas sobre doença causada pelo coronavírus. (Foto: Divulgação)
Central de Atendimento tira dúvidas sobre doença causada pelo coronavírus. (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Goiânia informou que a Central Humanizada de Orientações sobre a Covid-19, que está funcionando desde 19 de março, já atendeu mais de 6 mil ligações. O serviço fornece informações e sana dúvidas da população sobre a doença causada pelo Sars-CoV-2, o novo coronavírus.

De acordo com a administração, as dúvidas surgem principalmente sobre opções de tratamento, unidades de coleta de exame e protocolos sobre a doença.

“Muitos pacientes com sintomas de gripe buscam orientação e por serem atendidos na central por profissionais de saúde, como enfermeiros e médicos, os usuários acabam se sentindo mais confortáveis e seguros para seguir as orientações corretas. Isso ajuda inclusive a reduzir a exposição de pessoas que procurariam uma unidade de saúde sem necessidade”. explica Silvio Queiroz- superintendente de gestão de redes de atenção à saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Goiânia.

A central também serve para rebater fake news. Segundo a SMS, todos os profissionais estão seguindo orientações com protocolos do Ministério da Saúde. “A central é dos canais de informações oficiais da SMS , então a população deve buscar  sempre este canal para tirar as dúvidas sobre o que é verdade ou não”, afirma Queiroz.

O serviço conta com 36 técnicos de enfermagem, 16 enfermeiros, 16 médicos e um coordenador divididos em dois turnos, 7h às 13h e das 13h às 19, todos os dias da semana, inclusive nos feriados. Nos demais horários, das 19h às 7h, o atendimento é eletrônico, informando e instruindo o usuário sobre os horários de funcionamento do serviço.

Os atendimentos são realizados da seguinte forma: Atendimento de primeiro nível se dá com os técnicos de enfermagem. Se a dúvida for sanada, encerra o atendimento. Caso não seja, passa para o segundo nível, que é o atendimento com um enfermeiro. Se o usuário ainda apresentar dúvida, ele é encaminhado para o atendimento com o médico, pelo telefone.


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