A secretária de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, disse nesta quinta-feira (29) que mais de 4 milhões de atendimentos foram realizados desde 2010 pelo Ligue 180 – a Central de Atendimento à Mulher.
O serviço, criado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM), tem como objetivo receber denúncias ou relatos de violência, reclamações sobre os serviços da rede, orientar as mulheres sobre seus direitos e legislação em vigor.
Em participação no programa Brasil em Pauta, que tinha como tema os dez anos da Central, a secretária informou que a Casa da Mulher Brasileira será construída em todas as capitais do país para possibilitar o acompanhamento às mulheres que sofrem violência.
“Nós recebemos ligações 24 horas por dia. Efetivamente é um atendimento que funciona em três dimensões, orientação, informação, denúncias e encaminhamentos para serviços especializados. De acordo com o relato vamos responder às demandas”, explicou.
Além disso, Aparecida comentou sobre o tema de violência contra a mulher sendo discutido na imprensa e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O aumento das denúncias tem sido positivo. Precisamos investir em mudança de comportamento e cultura, com o objetivo de divulgar mais textos e programas que abordem o tema”, disse.
Segundo a secretária, é grande a necessidade de educar as pessoas e ensinar que agressão é crime, assim como a conscientização da importância da denúncia. Para Aparecida, também faltam investimentos em campanhas de educação e conscientização em serviços especializados para acompanhamento de mulheres que sofreram violência na maioria dos municípios brasileiros.
Com informações da Agência Brasil
Leia mais:
Leia mais sobre: Brasil