17 de novembro de 2024
Cidades

Celulares furtados ou roubados serão bloqueados pela polícia

Delegada explica que ação pode gerar benefícios a sociedade (Foto: SSP-GO)
Delegada explica que ação pode gerar benefícios a sociedade (Foto: SSP-GO)

Foi lançado pela Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, o programa Block Call. Trata-se de um sistema para bloqueio de celulares roubados ou furtados. Um dos principais objetivos da iniciativa é inibir furtos e roubos de telefones celulares em Goiás.

A delegada coordenadora da Supervisão da Polícia Civil de Goiás, Renata Chein, explicou que o cidadão que tiver o celular furtado ou roubado, poderá no momento do registro da ocorrência, solicitar as autoridades policiais que seja feito o bloqueio do aparelho celular.

Atualmente, o serviço pode ser solicitado pelo usuário para a operadora, mas de forma mais burocrática. Renata Chein explicou que para o cidadão solicitar o bloqueio é preciso comprovar a origem do aparelho, por meio de documentação da compra, por exemplo, nota fiscal ou ainda por nota fiscal.

“A pessoa que tiver o celular roubado precisa comparecer a delegacia da Polícia Civil. Se for furto pode ir diretamente no sistema da Polícia Civil, na delegacia virtual. Ali insere o que aconteceu. Assim que for finalizada, será analisada e segue diretamente para o banco de dados da Anatel, de forma que nenhum chip será habilitado com o IMEI deste aparelho.”, explicou a delegada.

O bloqueio de celulares roubados ou furtados é feito através da verificação do Imei (International Mobile Equipment Identity), sigla em inglês para o número de identificação contido em cada aparelho. Por meio de uma integração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), é possível fazer o bloqueio dos aparelhos que usam os sistemas Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone. A ideia de desenvolver a ferramenta surgiu por causa da alta incidência de roubos e furtos de aparelhos telefônicos em Goiânia e em municípios vizinhos.

A design de sobrancelha, Paulene da Silva Reis, já teve o celular furtado no local em que foi lançado o programa, no Terminal Bandeiras, em Goiânia. Ela espera que no mínimo haja mais dificuldade para os ladrões.

“Acho que pode sim dificultar. Ajuda, pois quem o ladrão não tem como usar o aparelho. Aqui neste terminal é um ponto de roubo. Eu mesmo já corri várias vezes de bandidos aqui”, destacou.

Já a estudante Ana Rágela em entrevista a reportagem do Diário de Goiás, explicou que ao entrar em um ônibus teve o celular furtado. O ladrão abriu a bolsa dela e levou embora o aparelho. Ela disse que o bloqueio pode ajudar a inibir crimes.

“Tendo o bloqueio do aparelho, os bandidos podem pensar duas vezes antes de roubar ou furtar, porque não vai ter utilização para eles”, destacou a jovem.

O comandante do Policiamento da Capital, Tenente Coronel Ricardo Rocha argumentou que a medida pode colaborar para diminuir furtos e roubos celulares. “Os aparelhos são vendidos, comercializados no tráfico de entorpecentes. Com o bloqueio poderá dificultar a vida dos criminosos”, destacou.


Leia mais sobre: Cidades