Vereadores do PMDB comentaram nesta terça-feira (28) a derrota do candidato da sigla, Iris Rezende, na disputa pelo governo estadual, no domingo, e destacaram a liderança do ex-prefeito da capital, apesar de não ter obtido êxito. A vereadora Célia Valadão (PMDB), uma das possíveis candidatas à presidência da Câmara Municipal de Goiânia, disse que agora não é hora de críticas, mas de aceitar sugestões para melhorar o partido.
“Creio que toda forma de buscar estruturação do partido, fazer com que continue grande, é importante. Não adianta agora apenas críticas, devem que ser feitas sugestões e apontar ideias positivas”, explicou, em entrevista coletiva, após declaração do prefeito de Aparecida de Goiânia, Maguito Vilela, sobre a necessidade de “reoxigenar” o PMDB. À coluna Giro, do Jornal O Popular, Maguito afirmou que Iris pode ser o “conselheiro político” da sigla, a partir de agora.
“Percebemos nesta campanha que, realmente, o poder da máquina é muito forte e Iris, sem dúvida, é um grande vitorioso nesse processo porque competiu de igual para igual”, comentou também Célia Valadão.
Segundo a vereadora, mesmo com o peemedebista distante da administração pública, a quantidade de votos recebida já foi uma vitória e o ex-prefeito de Goiânia se comportou durante a campanha como um “grande líder como sempre demonstrou em toda sua trajetória política”.
Já para o vereador Mizair Lemes Júnior, presidente do PMDB metropolitano, o fato de Iris Rezende não ter ganho a eleição de 2014 não mudará muita coisa no sentido de participação política na administração pública.
“Não vai mudar muita coisa porque estamos sem governo há 16 anos. Mas as votações mostraram que o PMDB tem grande participação devido à quantidade de votos sem a máquina pública”, disse ao Diário de Goiás.
Misair também explicou que é natural os companheiros do partido ficarem chateados pela derrota, mas que é difícil ganhar uma eleição contra o PSDB, sobretudo quando o partido tucano tem a máquina na mão e está em mais evidência.
Sobre a declaração de Maguito Vilela, o vereador comentou que o prefeito é um grande líder e ele tem toda a credibilidade para opinar dentro do partido. “Já Iris tem posicionamento para ser conselheiro político, mas também pode ser, eventualmente, candidato. A próxima eleição será para Prefeitura de Goiânia. Iris tem condições de disputar, só não sei se ele quer e se os companheiros apoiam”, concluiu.
Leia mais sobre: Política