Já estão definidos os nomes dos sete vereadores que serão titulares e três suplentes que vão integrar a Comissão Especial de Inquérito (CEI) sobre o contrato do Consórcio Limpa Gyn. Entre os escolhidos não é possível saber, por enquanto, o número dos que estão alinhados com o prefeito Sandro Mabel (UB).
Se fosse levada em conta a posição desses dez parlamentares na mais recente derrota do prefeito – a primeira votação para derrubar a cobrança da Taxa do Lixo -, ele teria apenas três componentes alinhados. Isto porque sete dos vereadores que serão membros da CEI deram voto no sentido oposto ao desejado pelo Paço nessa matéria, que também tem ligação com a limpeza pública da cidade.
Ex-líder que desagradou prefeito fica fora da Comissão
Ficou fora das indicações para ser membro da CEI o então líder do governo, vereador Igor Franco (MDB). Ele desagradou tanto Mabel que perdeu cargos que havia indicado na gestão e em seguida foi afastado da liderança.
O autor do requerimento, Cabo Sena (PRD), por pouco também não ficou fora, mas conseguiu vaga de suplente.
Publicação e escolha do comando da CEI
Agora cabe ao presidente da Câmara, Romário Policarpo (PRD), enviar uma portaria com a relação dos titulares e suplentes para publicação no Diário Oficial do Município. A CEI foi oficialmente instalada no dia 22 de agosto e tem 120 dias para ser concluída.
Ainda falta definir entre os titulares quem será o presidente e o relator, as posições de maior destaque.
Somente após a composição ser publicada, será marcada a primeira reunião da CEI e assim definidos presidente, vice e relator. A comissão vai contar com a indicação de um procurador da Câmara e servidores para secretariar e auxiliar na agenda e nos trabalhos.
Questionamento judicial
Apesar de o ritmo estar normal, existe uma expectativa no Paço e na base do prefeito na Câmara quanto ao julgamento de mandatos de segurança contra a CEI formalizados pelo vereador Sargento Novandir (MDB).
O foco da CEI é investigar eventuais irregularidades na execução do contrato e prestação de serviços pelo consórcio, mas o atual prefeito reclama que os dados da gestão passada, quando os questionamentos iniciaram, não terão como ser avaliados.
Os vereadores terão de avaliar aspectos técnicos, financeiros, operacionais, ambientais e de conformidade administrativa.
Veja quem fará parte da CEI
Titulares
- Ronilson Reis (Solidariedade) – Bloco Governança
- Pedro Azulão Jr. (MDB) – Bloco Vanguarda
- Aava Santiago (PSDB) – Bloco Brilha Goiânia
- Welton Lemos (Solidariedade) – Bloco Goiânia Limpa
- Willian Veloso – PL
- Juarez Lopes – (PDT)- Bloco Goiânia
- Thialu Guiotti – (Avante) – Bloco Forte
Suplentes
- Cabo Senna (PRD)
- Fabrício Rosa (PT)
- Sanchez da Federal (PP)
Leia mais sobre: CEI da Limpa Gyn / Sandro Mabel / Cidades / Goiânia / Política

