Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito que apura eventuais irregularidades na Comurg aprovaram requerimento nesta terça-feira (09/05) que antecipa a entrega do relatório feito pelo vereador Thialu Guiotti (Avante) para o próximo dia 30 de maio. A ideia é conduzir novas oitivas até o dia 17 de maio e a partir daí trabalhar em torno do texto.
De acordo com Ronilson Reis (PMB), presidente do colegiado, o requerimento trata-se de uma prerrogativa preventiva e não é uma medida definitiva, podendo ser prorrogada. Ele explicou como será a dinâmica após a oitiva realizada nesta terça-feira (09) que ouviu o empresário Rubens Fileti.
“Entende-se que podemos concluir o relatório até o final do mês. Agora, se precisar de mais um prazo para ouvir outras pessoas, empresários e fornecedores, vamos buscá-las”, destacando que não estava forçando a antecipação dos trabalhos o que poderia gerar um ‘relatório atropelado’. “Eu não entendo assim, vamos fazer algo muito sério com mais celeridade. Vamos ouvir duas testemunhas num dia só. Vamos ouvir agora primeiro os prestadores de serviço e agora vamos ouvir os fornecedores”, pontuou.
Os vereadores ainda cogitaram aumentar os dias para oitivas. Atualmente feitas às segundas, terças e quartas-feiras, Thialu Guiotti sugeriu que fossem realizadas sessões às quintas e sextas-feiras. Ronilson Reis no entanto, preferiu fazer duas oitivas por sessão. “Se precisar ficar aqui até as 20h não tem problema nenhum”, destacou durante a sessão.
Ronilson Reis, já havia indicado na semana passada que o relatório deveria ser entregue antes do período previsto quando os trabalhos da CEI começaram. Ao podcast “Tá Fazendo o Quê?”, conduzido pelo especialista em marketing político, Marcos Marinho, o presidente do colegiado destacou que o documento também não perdoaria aqueles que falharam na condução da Comurg. Ainda assim, previu que o fim dos trabalhos daria-se em mais tempo do que o estabelecido no requerimento. “Com mais dois meses e meio vamos concluir essa CEI e o relatório vai ser positivo”.
Leia mais sobre: Política