21 de novembro de 2024
Pizza? • atualizado em 29/06/2023 às 10:13

CEI da Comurg formaliza fim das oitivas e caminha para fim; membro diz que trabalhos foram ‘cretinos’

Última sessão da CEI terminou com farpas entre membros

Os vereadores da Comissão Especial de Inquérito (CEI) que apura irregularidades na Comurg aprovaram requerimento que dá fim aos trabalhos nesta quarta-feira (28/06). Com as sessões encerradas, o vereador Thialu Guiotti (Avante) terá caminho aberto para confecção do relatório final que será apresentado no retorno das atividades da Câmara, dia 17 de agosto.

A CEI começou em março com um racha na base governista do prefeito Rogério Cruz (Republicanos) que se fragilizou com o início dos trabalhos. No entanto, no último mês o republicano conseguiu reverter o cenário após entregar cargos importantes a membros dos trabalhos. O relator Thialu Guiotti, o vice-presidente Welton Lemos (Podemos) e Paulo Henrique da Farmácia (Agir) conseguiram indicações no primeiro escalão do Paço Municipal.

Após as negociações, o presidente da CEI, Ronilson Reis (sem partido), um dos parlamentares mais virulentos na condução dos trabalhos, acabou ficando isolado e o colegiado perdeu força. Thialu garante que apresentará um relatório técnico e que irá punir todos os responsáveis pelo caos administrativo que se encontra a Comurg. No entanto, há quem diga que tudo irá terminar em pizza.

Vereador fala em CEI ‘cretina’

Membro titular da CEI, Paulo Azulão Jr (PSB) não poupou críticas aos trabalhos. Em tom de desabafo, lamentou o rumo que os trabalhos foram conduzidos. Ao comentar sobre o relatório, disse inclusive, que poderia desenvolver um documento separado. 

“É uma das piores CEIS que aconteceram na Câmara, na minha avaliação. Desonrosa para a Câmara Municipal. Não sei como será o relatório. Estou estudando com a minha assessoria jurídica. Se vamos ter um relatório em separado. Dependendo, como for o relatório, aí eu também vou entregar um relatório”

Ele também disse que tentaria uma forma de anular os trabalhos do colegiado. “Eu vou votar de acordo com o requerimento do vereador Thialu, até pra eu ter mais um argumento para poder anular a CEI”.

Relator pede respeito aos trabalhos

O relator dos trabalhos, Thialu Guiotti pediu a palavra e respeito a condução feita pelos colegas. “Quero discordar de capa a capa. Quando o senhor fala após 120 dias de trabalho desta comissão, aonde todos nós estamos nos desgastando. Todos nós, independente do grau de que apareceu na mídia, estamos sofrendo desgastes. Ninguém gosta de estar na função igual estamos. Cria-se inimizades totalmente desnecessárias. Pessoas passam a ter raiva de você sendo que você nem as conhece”, destacou.

Disse, inclusive, que pode criminalizar Azulão por tentativa de obstrução dos trabalhos da CEI. “Ao dizer que busca algo para anular este CEI, o senhor comete um crime. É importante o seu advogado que se encontra presente entender o que senhor disse neste momento. Se no meu relatório informar sua obstrução a este trabalho, pergunte ao seu advogado quais são as penas sobre a obstrução de uma Comissão Especial de Inquérito”, disparou. 

“Quando o senhor faz isso, o senhor joga a sociedade e a opinião pública não é contra o vereador Thialu, Isaias ou Henrique. O senhor joga contra os vereadores desta casa. Se as pessoas acompanhassem o trabalho que eu e o senhor exercemos jamais falariam da forma como falam conosco”, completou.


Leia mais sobre: Política