14 de outubro de 2024
Prejuízo • atualizado em 18/01/2023 às 10:07

Ceasa perde 2 toneladas de alimentos perecíveis após ficar 15 horas sem energia

A falta de energia foi provocada por problemas interno e segundo a Equatorial, casos assim é de responsabilidade do cliente, mas uma equipe foi até o local e já resolveu
Ceasa ficou 15 horas sem energia elétrica. (Foto: Ceasa)
Ceasa ficou 15 horas sem energia elétrica. (Foto: Ceasa)

Após quinze horas sem energia elétrica nas Centrais de Abastecimento de Goiás (Ceasa) nesta segunda-feira (16), foram perdidos 2 toneladas de alimentos perecíveis. Como o mercado não funciona aos domingos, a segunda é o dia de maior maior movimento no entreposto. A primeira notificação da falta de energia foi registrada às 7 horas da manhã, e a Ceasa começa a funcionar às 4 horas, mas a energia só estabilizou por volta das 22 horas.

De acordo com a Divisão de Engenharia e Infraestrutura da Ceasa/GO, um fusível foi o motivador da falta de energia e, para solucionar o problema, houve a substituição do equipamento por um mais potente. Também foi necessária a troca do cabeamento que alimenta a cabine de alta tensão da empresa. Para o presidente da Ceasa/GO, Jadir Lopes de Oliveira, as medidas adotadas para solucionar o problema foram adequadas e até dentro do esperado, porém a demora em atender aos chamados deixou muito a desejar.

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Segundo ele, para se chegar à descoberta da falha foram necessárias duas quedas no fornecimento de energia, tão logo o problema tivesse sido aparentemente solucionado. Com isso, houve a necessidade de várias visitas das equipes ao entreposto, sendo que o retorno da Equatorial para dar nova solução, demorava um período muito longo em termos de realidade da Ceasa, que trabalha com alimentos altamente perecíveis.

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Segundo a gerente da Divisão de Engenharia, Raiane Batista, foram três contatos feitos com a empresa, em todos eles o atendimento foi agendado para mais de duas horas, o que para uma central de abastecimento de alimentos é um período longo e passível de perdas e transtornos.

 O primeiro contato com a Equatorial aconteceu por volta de 7 da manhã de segunda-feira e cujo atendimento foi marcado para 10h30; o segundo contato feito pela Ceasa aconteceu às 11h30, assim que foi verificada nova queda, sendo que a visita técnica foi marcada para às 13h50. Com o restabelecimento precário e nova queda, às 13 horas foi feito um novo chamado com previsão de atendimento para as 15h30. Foi na última visita da equipe da Equatorial ao entreposto que ficou constatada a necessidade da mudança do cabeamento de alta tensão, que foi realizada por empresa terceirizada pelas Centrais de Abastecimento.

Na manhã desta terça-feira (17), o clima do mercado do entreposto ainda era de consternação diante do acontecido, principalmente na Rua do Milho e da Mandioca, onde os comerciantes não contam com câmaras frigoríficas e geradores e armazenam o alimento, já descascado e beneficiado para venda, em freezers comuns, que ficaram desligados. Houve perdas e transtornos também nos setores das hortaliças mais frágeis e frutas finas, porém, menores já que, com as câmaras frias, houve uma tolerância maior.

 O presidente da Ceasa/GO entende que, pelo próprio caráter de empresa de alimento e de abastecimento que tem a Ceasa – a empresa atende Goiás e todo o Centro-norte do país –, e pelo impacto que pode causar, inclusive no fornecimento de alimento ao consumidor final, deveria haver por parte da companhia energética uma política de prioridade no atendimento desse tipo de chamado. “Afinal, somos todos parte do Estado de Goiás e prejuízo para a Ceasa pode significar prejuízo para a sociedade e economia goianas”, completou Jadir.

Em nota, a Equatorial Energia informa que nesta terça-feira (17), uma equipe foi até o local e foi constatado que o problema é na rede interna do cliente. Neste caso, segundo a empresa, a responsabilidade é da Ceasa.

Confira na íntegra nota da Equatorial

A Equatorial Goiás esclarece que uma equipe esteve no local, nesta tarde (17), e identificou que o problema é na rede interna do cliente, portanto de responsabilidade da Ceasa. A distribuidora destaca que a equipe de manutenção da Ceasa já realizou o reparo necessário e o fornecimento de energia segue normalizado.

A companhia reforça, ainda, que esteve em contato com o responsável pela unidade para prestar todo o apoio e garantir a agilidade e orientações necessárias em caso de ocorrências que impactam o fornecimento de energia.


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