A Ceasa de Goiás é a quarta colocada no ranking das centrais de Abastecimento no Brasil. Com uma estrutura gigantesca para atender o produtor. São vendidas cerca de 80 mil toneladas de produtos por mês. No ano passado foram comercializadas 913 mil toneladas de hortifrútis, gerando para os produtores e comerciantes, um faturamento de R$ 1,7 bilhão de reais (Um bilhão e 700 milhões de reais). No ano passado 47 % dos produtos comercializados na CEASA foram produzidos no estado de Goiás, em 202 municípios.
A Central de abastecimento é um importante polo de geração de emprego na região norte da cidade. São gerados cerca de 10 mil empregos diretos e 50 mil indiretos. Cerca de 15 mil pessoas, entre produtores, empresários, trabalhadores e compradores, circulam diariamente no mercado da Ceasa-GO.
No próximo mês de setembro será inaugurada a estação de tratamento de efluentes, de onde a água sairá com 95% de pureza, podendo ser reaproveitada para descarga dos banheiros e uso na jardinagem. Ao lado da ETE está sendo construído um centro de convivência, onde haverá uma horta, com os principais produtos comercializados na Ceasa.
A Ceasa-GO é o principal mercado de hortifrútis da região Centro Norte do País. Além de Goiás, os produtos da Ceasa são vendidos para os estados de MT, TO, PA, MA, RO, AM, DF e para algumas cidades das regiões Sul e Sudeste.
A Ceasa-GO passará nos próximos meses por profundas mudanças. Estão sendo construídos novos banheiros. A portaria principal será modernizada e informatizada. Será construída uma via interna, Leste-Oeste, para a passagem de caminhões. A malha viária interna da empresa será revitalizada e sinalizada. Os carros de compradores foram cadastrados para facilitar o acesso ao mercado e desafogar o estacionamento no pátio interno.
Leia mais sobre: Cidades