23 de dezembro de 2024
Brasil

Cavalos produzem anticorpos 50 vezes mais potentes contra a Covid-19, diz pesquisa

Pesquisadores acreditam ser possível tratar humanos com terapia sorológica. (Foto: IVB)
Pesquisadores acreditam ser possível tratar humanos com terapia sorológica. (Foto: IVB)

Uma pesquisa conduzida por cientistas brasileiros mostrou que cavalos que receberam a proteína Spike do Sars-CoV-2, que permite ao vírus acessar células humanas, produziram anticorpos neutralizantes de 20 a 50 vezes mais potentes contra o patógeno.

A descoberta será anunciada nesta quinta-feira (13) em sessão da Academia Nacional de Medicina. Os pesquisadores Jerson Lima Silva e Adilson Stolet já entraram com pedido de patente. Depois, eles buscarão aprovação para estudos clínicos, com testes em humanos, para averiguar a segurança de um tratamento sorológico contra a Covid-19.

“Encontramos nos experimentos anticorpos até 100 vezes mais potentes. Nós fomos acompanhando cinco cavalos semanalmente e quatro deles tiveram uma resposta até mais alta do que 50”, disse em entrevista ao G1.

A terapia com sorologia é utilizada há décadas em doenças como raiva e tétano, além de picadas de abelhas e cobras. Os pesquisadores ainda tentam determinar qual é a melhor fase da infecção para que os anticorpos neutralizantes sejam aplicados. Inicialmente, a ideia é em pacientes com estado clínico moderado e hospitalizados.


Leia mais sobre: Brasil / Destaque