Uma decisão polêmica foi tomada pela Confederação Brasileira de Futebol na última quarta-feira (8), na comemoração do Dia Internacional da Mulher. A entidade permitiu que as competições amadoras possam ser disputadas por times mistos.
Atletas poderão fazer parte de equipes masculinas. Além disso, equipes femininas poderão participar de competições masculinas. Tudo isso com o aval de cada federação, responsável pela organização dos campeonatos. A nova regra poderá ser aplicada em todas as categorias, da iniciação esportiva ao futebol amador adulto.
“É importante destacar que o futebol misto trabalha com a massificação e a inclusão. Faltam equipes e, sobretudo, competições amadoras em nível local e regional nas primeiras categorias de iniciação e formação desportiva, como a Sub-10, Sub-12, Sub-14. Acredito firmemente que a regulamentação do futebol misto ajudará a corrigir este problema, incentivando a participação de milhares de jogadoras em equipes e competições mistas.”, explicou Ednaldo Rodrigues – presidente da CBF.
Destaca-se, no entanto, que o futebol feminino permanece exclusivo às atletas femininas, e que a organização de equipes e de competições femininas, de forma dedicada, continuará a ser incentivada pela CBF e pelas Federações filiadas.
Federação Goiana de Futebol
O presidente da entidade, Ronei Freitas, esteve presente na CBF na reunião em que ficou decidido a liberação da inclusão de meninas nos times masculinos e revelou que a pauta vai para reunião com os clubes que vão disputar o Campeonato Goiano.
“Acatamos com bons olhos. A ideia é muito boa e agora vamos esperar as diretrizes para na sequência levar para o conselho técnico das categorias de base”.
Leia mais sobre: CBF / Futebol Feminino / Esportes