04 de setembro de 2024
Brasil

Castelo da Fiocruz ganha iluminação amarela em alerta ao suicídio

O Castelo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, ficará iluminado de amarelo durante todo o mês de setembro. O objetivo é valorizar a vida e chamar a atenção para o suicídio que, apesar de ser responsável por 32 morte por dia no país, ainda é tratado como tabu pela sociedade. A campanha é uma parceria entre a Fundação e o Centro de Valorização da Vida (CVV).

Segundo a Fiocruz, o suicídio é um problema de saúde pública e a estatística somente será reduzida com esclarecimento e prevenção.

O dia 10 de setembro foi definido como o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Na data, profissionais de saúde e movimento organizado se movimentam pela causa. Segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o oitavo país em número absoluto de suicídios. Ainda de acordo com o relatório, cerca de 804 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos.

“A instituição, seguindo outras iniciativas de prevenção e recomendações da OMS, entende que é preciso colocar a prevenção do suicídio na agenda de saúde mental da saúde pública brasileira, observando cuidados imprescindíveis como jornalismo responsável, arquitetura segura e transporte cidadão”, ressalta o psiquiatra e psicanalista Carlos Estelita-Lins, pesquisador da Fiocruz. 


Leia mais sobre: Brasil

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários