O Fórum de Aparecida de Goiânia realizará na próxima segunda-feira (25), às 9h, no Auditório do Tribunal do Júri, um casamento comunitário para 53 casais.
De acordo com o Tribunal, o casamento comunitário beneficia os casais que já fizeram reconhecimento espontâneo de paternidade através do programa Pai Presente e que vivem em união estável. Depois da cerimônia os casais serão recepcionados com mesa de bolo e a certidão de casamento será entregue pelo Cartório Bruno Quintiliano.
Pai Presente
O programa Pai Presente tem como objetivo estimular o reconhecimento de paternidade de pessoas sem esse registro. Em Goiás, o programa está instalado em cerca de 70% das comarcas. Para fazer parte do programa é preciso ter o registro de nascimento feito pela mãe, indicar o possível pai vivo e saber o nome completo do mesmo. Para os maiores de 18 anos, deve haver o desejo de ser reconhecido e, para os menores, a autorização da mãe.
O interessado deve comparecer ao Cartório de Registro Civil mais próximo do domicílio para dar início ao procedimento. A Corregedoria-Geral da Justiça com intuito de facilitar este processo, busca potenciais usuários por meio de ofícios encaminhados às Secretarias Municipal e Estadual de Educação, onde solicita a relação de alunos matriculados sem o nome dos pais em seus registros.
Leia mais sobre: Cidades