O Deputado Estadual Francisco Jr (PSD) foi até Brasília, na tarde desta terça-feira, 7, entregar ao Presidenta da Câmara, Deputado Federal Rodrigo Maia, uma carta assinada por dezenas de participantes da audiência púbica com o tema “Ideologia de Gênero na Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”
A Assembleia Legislativa de Goiás sediou, por iniciativa do deputado a audiência púbica, e teve como palestrantes o Dr. Rodrigo Pedroso, da União dos Juristas Católicos de São Paulo, Jean Marie Lambert, que é doutorado em Ciências Políticas, e a Médica Dra. Jordana de Faria Bessa, Ginecologista e Obstetra, da USP.
Em vídeo, veiculado no início da audiência, Francisco Jr explica o conceito da chamada “ideologia de gênero” (https://youtu.be/47B94Bd0ax0), uma expressão usada pelos críticos da ideia de que os gêneros são, na realidade, construções sociais. Para os defensores desta “ideologia”, não existe apenas os gêneros “masculino” e “feminino”, mas um espectro que pode ser livremente escolhido pelo indivíduo.
Para Francisco Jr, contrário à proposta, essa forma de apresentar os conteúdos não tem que estar inseridos dentro do BNCC. “Essas situações colocam todos os estudantes brasileiros reféns da decisão de poucos teóricos, que estão com essa mudança obrigando as crianças a estudar algo que a maioria das famílias não concorda”. enfatizou.
A Audiência contou ainda com a presença e composição de mesa dos deputados Simeyzon Silveira (PSC), Jeferson Rodrigues (PRB), Henrique Arantes (PTB) e o presidente da Ordem dos Advogados (OAB-Goiás), Lúcio Flávio de Paiva.
Dentre as várias pontuações e questionamentos foi elaborada uma Carta Pública de Goiânia assinada voluntariamente pelos presentes, que manifesta a rejeição da inclusão das terminologias “gênero”, “identidade de gênero”, e “orientação sexual” no texto a ser aprovado na BNCC e pede a aprovação do PL 4486/2016 de autoria do Deputado Rogério Marinho que altera a Lei n•13.005 de 25 de junho de 2014, de modo que a BNCC seja aprovada pelo congresso nacional com requerimento de urgência. Veja a íntegra da carta abaixo.
O Deputado Francisco Jr (PSD) se comprometeu com os presentes na audiência a entregar o pedido a Câmara dos Deputados em Brasília, e assim o fez, indo até a capital do país e entregando pessoalmente ao Presidente da Casa, Deputado Rodrigo Maia.
“É necessário que a sociedade civil ser organize para que essas decisões não sejam tomadas de forma errônea, a BNCC precisa se ater ao que rege o Plano Nacional da Educação. Nós vamos apresentamos a carta de Goiânia solicitando ao presidente da câmara dos deputados, pedindo que a BNCC tenha uma discussão ampliada”. ressaltou o deputado.
Leia mais sobre: Política