22 de dezembro de 2024
Inteligência Artificial

Carro inteligente que identifica problema nas ruas promove maior agilidade a Prefeitura de Goiânia, garante titular da Seinfra

Além de buracos em ruas, ferramenta oferece outros 25 serviços a Prefeitura de Goiânia
Altair Tavares entrevista Denes Pereira, secretario de Infraestrutura
Altair Tavares entrevista Denes Pereira, secretario de Infraestrutura

O secretário de Infraestrutura da Prefeitura de Goiânia, Denes Pereira (Solidariedade), não tem dúvidas que, após três meses de contratação dos carros inteligentes que identificam buracos nas vias de Goiânia e também podem fornecer outros 25 serviços para o Poder Público, foi acertada e tem mostrado resultados assertivos. Em entrevista ao Diário de Goiás, Pereira ainda revela que inúmeros estudos foram feitos antes do contrato com a Mapzer Serviços Inteligentes ter sido celebrado.

“Nós estamos vendo uma inteligência artificial e um projeto extremamente novo. Aonde Goiânia sai na frente. É uma realidade e convicção do prefeito Rogério Cruz de que a tecnologia veio para ajudar a administração pública”, destaca Denes Pereira. “que a tecnologia tiver de melhor para dar eficiência ao serviço público, o prefeito Rogério Cruz vai trabalhar para trazer de Goiânia”, pontua ao DG.

Para ele, falta ao serviço público mecanismos que a iniciativa privada já tem. Ele defende o prefeito Rogério Cruz (Republicanos) de eventuais críticas em relação ao serviço e afirma que os resultados já estão sendo sentidos pela área operacional da Prefeitura de Goiânia. “[A inteligência artificial] Tem proporcionado agilidade no serviço e os goianienses tem muito a ganhar”, destacou.

Mapeamento dos buracos das ruas da capital foi feito pela Mapzer. Foto: Seinfra
Carro inteligente que mapeia ruas de Goiânia (Foto: Seinfra)

Como funciona na prática?

Denes explica que a ferramenta, em conjunto com outros serviços que o Poder Municial já disponibiliza ao cidadão como o aplicativo Prefeitura 24 Horas dá condição para identificar problemas com maior agilidade. “A Mapzer dá a condição real do problema, ela faz a visita em toda a cidade em 30 dias e nós podemos medir a nossa capacidade e agilidade de atendimento à população. É uma forma de nos cobrar mais”, reforça.

Agora, claro, temos todos os dados e fazemos todo o mapeamento e cruzamento de dados. Não só da Seinfra como de outras secretarias. São mais de 26 serviços que a Mapzer coloca à disposição, não só na mobilidade, planejamento, meio ambiente, companhia de urbanização, infraestrutura. Temos sentido pelas nossas comparações e com a parte operacional que a Mapzer veio para contribuir e ajudar bastante na administração de Goiânia. 

Para Denes, uma das vantagens do aplicativo é justamente promover a otimização dos trabalhos operacionais da Prefeitura. “Nós estamos acostumados com uma forma de operação. Já com a Mapzer, temos nos reajustado para entendermos o que é melhor e o que vai mais otimizar a força de trabalho, onde gastar o dinheiro público. Precisamos de trazer a tecnologia ao serviço público que está atrasado em relação ao serviço privado”, completou.


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