O Observatório de Segurança da Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária de Goiás (SSPGO) aponta que o carnaval 2015 foi um dos mais tranquilos dos últimos cinco anos. O levantamento foi concluído hoje (23) e mostra indicadores como número de homicídios, furtos e roubos.
Em Goiânia, foram registrados sete homicídios, menor número desde 2011 durante o carnaval. O número de furtos e roubos em estabelecimentos comerciais e furtos a residência também seguem a tendência de queda. Pelo terceiro ano consecutivo não houve registro de estupro durante o feriado, que de acordo com a SSPGO, é um dos mais preocupantes para as forças de segurança pública em todo o País.
Ainda na capital, o número de roubos de veículos foi o menos dos últimos três anos. Dos 14 tipos de ocorrências prioritárias monitoradas pela SSPGO, nove registraram diminuição no carnaval 2015 e duas mantiveram os mesmos índices.
As ocorrências com quedas mais relevantes durante o carnval em Goiânia fora latrocínio, que não houve registros, furto em residência (menos 56,7%), furto em estabalecimento comercial (menos 42,22%), e homicídio (menos 46,15%). O que também foi observado em todo o Estado.
Goiás
Em todo o território goiano, nenhum latrocínio foi registrado, homicídio culposo no trânsito, furto em residência e em estabelecimento comercial tiveram a menor quantidade de ocorrências desde 2011. O número de homicídios (35) foi o menos dos últimos três anos.
Em relação ao ano passado, das 14 ocorrências prioritárias, 12 tiveram redução e apenas duas registraram alta no Estado. As quedas mais expressivas foram no número de latrocínio, com nenhuma ocorrência, homicídio culposo de trânsito (menos 58,82%), furto a estabelecimento comercial (menos 37,5%) e homicídio (menos 25,53%).
Segundo a SSPGO, a redução dos indicadores de criminalidade em Goiás durante o Carnaval se devem ao aumento nas ações das forças policiais no período. De acordo com a secretaria, a Operação Carnaval 2015, aumentou em 55,7% o número de abordagens em Goiás, e 34,21% em Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades