Embalados por um samba com críticas políticas, os foliões que acompanham o cortejo do Bloco das Carmelitas gritaram “fora Temer” em coro três vezes no desfile da manhã desta terça-feira (28), em Santa Teresa, no Rio.
A letra critica o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o governador do Rio Luiz Fernando Pezão, o presidente Michel Temer e a equipe de procuradores que atua na Operação Lava Jato.
A música não deixa de fora a realidade local. Ela se chama “Mãos ao alto! Vinte reais é um assalto”, em referência ao preço do bondinho de Santa Teresa, que subiu para R$ 20.
O samba afirma ainda que a freira Carmelita, que dá nome ao bloco, clama por democracia, tolerância e respeito.
Fantasia
As fantasias de freira são as que mais chamam atenção no bloco.
Na história criada pelos organizadores do bloco, o público usa essas fantasias para ajudar uma freira a passar despercebida entre os foliões do Carnaval. A religiosa teria fugido do convento para pular carnaval.
“Neste ano as freirinhas vieram pular carnaval e rezar para a situação no país melhorar”, disse a aposentada Shirley Moreira, 80, a mais velha de um grupo de sete foliões que todos os anos vêm de Jacarepaguá desfilar com as Carmelitas. (Folhapress)
Leia mais sobre: Brasil