O economista Carlos Antônio Vieira Fernandes foi oficializado como presidente da Caixa Econômica Federal no lugar da economista Rita Serrano. O decreto foi publicado na edição extra do Diário Oficial da União desta última sexta-feira (3). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), demitiu Rita no dia 25 de outubro. A decisão foi comunicada à economista em reunião no Palácio do Planalto.
A troca de comando da instituição financeira faz parte de uma articulação política para acomodar o centrão. Em um artigo publicado na internet, Rita ressaltou a dificuldade das mulheres em ocupar “espaços de poder” e disse que “é preciso pensar em outra forma de fazer política”. “Espero deixar como legado a mensagem de que é preciso enfrentar a misoginia”, afirmou Serrano.
Em nota, o Palácio do Planalto destacou que Rita cumpriu a missão de recuperação da gestão e da cultura interna da Caixa, com a valorização dos funcionários e a retomada do papel do banco em políticas sociais, “ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.
Quem é Carlos Vieira?
Carlos Vieira chegou à presidência da Caixa como indicação direta do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). Vieira é funcionário de carreira da Caixa desde 1982 e já ocupou o posto de presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef), o fundo de pensão dos trabalhadores da Caixa Econômica Federal.
Lira tem 62 anos e é formado em economia e estudos sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (Fafig), atualmente UEPB (Universidade Estadual da Paraíba). Já foi presidente do Conselho de Administração da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) e da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre SA (Trensurb).
Leia mais sobre: Caixa Econômica Federal / Diário Oficial da União / Palácio do Planalto / Brasil / Economia