O deputado tucano Carlos Sampaio (SP) será o substituto de Aécio Neves na presidência do PSDB. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (18) pelo líder do partido na Câmara, Ricardo Trípoli.
Aécio deve comunicar nas próximas horas a sua licença da direção do partido. Nesse caso, segundo regulamento do PSDB, o nome de um dos vice-presidentes do partido é escolhido pela bancada federal, que escolheu por Sampaio, que já foi líder da bancada tucana na Câmara.
Mais adiante, o diretório nacional se reunirá para referendar o nome. Em caso de rejeição, eleições serão convocadas.
Governo Temer
Sobre a relação com o governo de Michel Temer, Trípoli afirmou que o partido aguardará a apuração das denúncias contra o presidente para decidir seu futuro na base aliada.
Se confirmadas as ilegalidades, disse ele, a bancada do PSDB promete pressionar o partido para entregar o cargo de seus cinco ministros atualmente no governo.
“Estamos aguardando [o desenrolar das negociações]. Solicitamos a quebra do sigilo [da delação de Joesley Batista], para que a gente possa ter a comprovação, com fotografias, áudios e gravações, com a materialidade da chamada investigação. Se essa investigação tiver procedimento, a bancada federal do PSDB solicita que os ministros saiam do governo”, disse. (Folhapress)
Leia mais:
- PSDB vai escolher novo presidente após afastamento de Aécio
- STF determina afastamento de Aécio Neves do Senado
Leia mais sobre: Brasil