(Por Vítor Monteiro) Com o número insuficiente de atletas para montar times de futebol femininos e disputar campeonatos de base, acaba sendo natural a participação de meninas nas equipes, majoritariamente masculinas. Até por isso, ver uma menina jogando no meio dos meninos, não é tão incomum. E a cena foi vista na primeira rodada do Campeonato Goiano Fut-7 Categoria Menores.
Luiza Rosa Duarte foi a capitã do Fla Goiânia sub-10. E apesar da derrota (7×0 para o Atlético Kaikan) da sua equipe na estreia, o desempenho da garota de 10 anos chamou a atenção e empolgou o público presente no Caldeirão Bola. “O time perdeu, mas estamos unidos e vamos buscar a vitória nos outros jogos. Meu pai e minha mãe me incentivam bastante. Falam para eu confiar, não desistir das jogadas, porque no futuro vou ser jogadora”.
Fã de Marta e Neymar, a garota explicou que não vê diferença no tratamento recebido em relação aos meninos. Além disso, falou sobre a origem do seu envolvimento com o futebol. “A cobrança é a mesma para todos. Meu irmão ficava jogando e eu comecei a jogar com ele. Foi aí que me deu essa vontade de jogar bola”.
Pai orgulhoso
Em entrevista à TV Diário de Goiás, Lusmar comentou a emoção de ver a filha atuando. “O coração fica a mil, por ver ela jogando no meio dos meninos, que tem mais força física. Ela joga futebol há cinco anos, sempre com os meninos e já disputou alguns campeonatos. Está sempre dando o melhor dela e tem tudo para ser uma ótima profissional no futuro”.
O início de Luiza no esporte e o amor da modalidade também foram destacados pelo pai. “Começou a jogar futebol, por incentivo meu, para perder peso. Só que ela nunca mais quis parar. Gosta muito e a vida dela é futebol. Está sempre assistindo ou jogando”.
Leia mais sobre: Esportes