Morreu na madrugada desta segunda-feira (13), aos 72 anos, o cantor e compositor Moraes Moreira. Ele foi encontrado nesta manhã, no apartamento em que morava, no Rio de Janeiro.
Segundo familiares do cantor, a causa da morte ainda é desconhecida. O artista vivia sozinho, e os parentes não tinham conhecimento de nenhum problema de saúde recente.
Batizado pelo nome de Antonio Carlos Moreira Pires, o cantor nasceu em Ituaçu, no interior da Bahia, em 8 de julho de 1947. Ele iniciou a carreira tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e eventos na cidade. Depois disso, ele aprendeu a tocar violão.
Moreira se mudou para Salvador aos 19 anos para estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. Foi lá que ele conheceu Luiz Galvão, Paulinho Boca de Cantor e Tom Zé, que seriam seus companheiros no futuro grupo Novos Baianos.
Ele ficou no grupo de 1969 até 1975 e então decidiu sair em carreira solo. No ano seguinte, tornou-se o primeiro cantor de trio elétrico.O grupo Novos Baianos se reuniu novamente em 1997 e lançou o disco Infinito Circular.
Moraes Moreira ainda lançou, em 2007, o livro ‘A História dos Novos Baianos e Outros Versos’, em linguagem de cordel. Dez anos mais tarde, publicou a obra ‘O Poeta Não Tem Idade’, com homenagens a Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Gilberto Gil e outros.
Relembre um dos sucessos do cantor
Leia mais sobre: Destaque / Entretenimento