23 de novembro de 2024
Entretenimento

Cantor e compositor Leonard Cohen morre aos 82 anos

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Um dos principais músicos do século 20, o canadense Leonard Cohen morreu nesta quinta-feira (10), aos 82 anos.

O anúncio foi feito por sua gravadora em uma publicação no Facebook: “É com profundo pesar que informamos que o legendário poeta, compositor e artista Leonard Cohen morreu. Perdemos um dos mais prolíficos e visionários músicos. Um funeral deve acontecer em Los Angeles nos próximos dias. A família pede privacidade em seu luto”.

Nascido Leonard Norman Cohen em 21 de setembro de 1934, em Westmount, no Canadá, ele aprendeu a tocar violão na adolescência e inspirou-se na obra do autor espanhol Federico Garcia Lorca para desenvolver sua veia poética.

Morando na Grécia, onde comprou uma casa com a herança de deixada por seu pai, publicou a coletânea poética “Flowers for Hitler” (1964) e os romances “The Favourite Game” (1963) e “Beautiful Losers” (1966).

A frustração nascida do fracasso nas vendas de seus livros o levou a explorar outro lado artístico, a música folk, que conheceu em Nova York.

Seu círculo social na cidade envolveu nomes como Andy Warhol, a cantora alemã Nico e a intérprete folk Judy Collins, que incluiu a canção “Suzanne”, de Cohen, em seu disco “In My Life”.

Cohen despontou entre as décadas de 60 e 70, parte de uma geração de poetas-compositores que tem entre seus expoentes Bob Dylan, Paul Simon e Joni Mitchell.

Sua carreira de cinco décadas produziu 14 álbuns de estúdios. Lançou o primeiro deles, “Songs of Leonard Cohen”, em 1967. Dezessete anos depois, seu sétimo álbum, “Various Positions”, incluiria sua canção mais popular, “Hallellujah”, famosa nas vozes de Jeff Buckley, Willie Nelson, Rufus Wainwright e Bob Dylan.

Cohen interrompeu a carreira em 1995 para se dedicar a estudos espirituais, voltando-se ao budismo. Ele retornou à música em 2001, com “Ten New Songs”, e gravou quatro álbuns subsequentes -o mais recente deles, “You Want It Darker”, lançado em outubro deste ano e surpreendeu pelo tom de despedida.

Leonard Cohen deixa dois filhos, Adam e Lorca Cohen, frutos de seu relacionamento com a artista Suzanne Elrod.


Leia mais sobre: Entretenimento