Os dois principais candidatos de oposição a governador, de acordo com as pesquisas de intenção de voto, Gustavo Mendanha (Patriota) e Major Vitor Hugo (PL) propõem novas estruturas administrativas para o Entorno do Distrito Federal e, mais especificamente, para melhorar a situação do transporte na região.
Em seu plano de governo, Mendanha sugere a criação da Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Planalto, “gerida por um conselho formado por representantes dos municípios da região”. Ele, a propósito, evita falar em “Entorno de Brasília” ou “Entorno do Distrito Federal”.
No final de semana, durante passagem por municípios da região, o governadoriável do Patriota falou em subsidiar o transporte. “Como governador, vou viver aqui e trazer políticas públicas, como o subsídio do transporte coletivo, que faça esse povo ter orgulho de pertencer a Goiás.”
Major Vitor Hugo, por sua vez, quer criar a Secretaria Especial do Entorno de Brasília “a fim de promover o desenvolvimento em todas as áreas de atuação do Estado, com prioridade para a saúde, a segurança, o transporte e a educação”, conforme consta em seu plano de governo.
“A secretaria trabalhará para diminuir as disparidades entre municípios, com uma estrutura autônoma e transversal que lide com as questões do desenvolvimento regional”, explica. “Com esse órgão, canalizaremos a atuação de todo o governo do estado para a atenção aos goianos que moram no Entorno.”
Candidato a reeleição, o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) afirma, em seu plano de governo, que “deu atenção especial” ao transporte no Entorno e assumiu o compromisso de avançar ainda mais nessa área por meio de propostas como a “estruturação do Transporte Público Coletivo”, a “Bilhetagem Eletrônica” e a “implantação do Bilhete Único”.
Leia mais sobre: Entorno / Gustavo Mendanha / Major Vitor Hugo / Ronaldo Caiado / Transporte / Política