22 de novembro de 2024
Start

Candidatos à Prefeitura de Goiânia definem agenda para o primeiro dia de campanha

A partir desta sexta-feira (16), será permitida a realização da propaganda eleitoral
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O período permitido para campanha eleitoral tem início na sexta-feira (16) e os pré-candidatos à Prefeitura já definiram suas agendas para a data. De acordo com a Coluna Giro, do Jornal O Popular, Adriana Accorsi (PT) participará de caminhada no Jardim Nova Esperança, bairro asfaltado por seu pai, Darci Accorsi, durante administração municipal.

Fred Rodrigues, do PL, deverá iniciar sua campanha em eventos de candidatos a vereadores pelo partido. Segundo o Popular, a informação é de que o político irá percorrer, na data, as sete regiões da capital. Vanderlan Cardoso (PSD), por sua vez, deverá participar de atos inaugurais das campanhas de integrantes da chapa de seus partidos. Já Matheus Ribeiro (PSDB) inicia sua campanha com um adesivaço na Praça Tamandaré, na tarde desta sexta-feira.

O candidato da base do governador Ronaldo Caiado, Sandro Mabel (UB), tem agenda somente na manhã do sábado (17), conforme apurado pela coluna Giro. Ao lado de Leandro Vilela (MDB), ele fará uma carreata na Vila Brasília, divisa entre os municípios de Goiânia e Aparecida. O atual prefeito, Rogério Cruz (Solidariedade), não confirmou agenda.

Este deverá ser o primeiro pleito no Brasil diretamente impactado pelas novas tecnologias de inteligência artificial (IA), aquelas capazes de produzir imagens e sons sintéticos muito próximos do real. Irregularidades podem ser denunciadas à Justiça Eleitoral, por meio do aplicativo Pardal.

O TSE disponibiliza também o Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral (Siade), que pode ser acionado em casos de desinformação, ameaças e incitação à violência, perturbação ou ameaça ao Estado Democrático de Direito, irregularidades no uso de IA, comportamentos ou discursos de ódio e recebimento de mensagens irregulares. 


Leia mais sobre: / / Eleições 2024 / Política